quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Candidatos à reeleição em Vitória do Jari não devem distribuir casas populares até outubro

Até 8 de outubro, os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Vitória do Jari Luiz Beirão (PSD) e Cutia (PP), da coligação Vitória Mais Forte (PP/PMDB/PSC/PR/DEM/PSD), não devem promover, anunciar, cadastrar e nem prometer a distribuição de unidades habitacionais. A mesma orientação vale para quaisquer gestores que, eventualmente, venham a substituí-los. A recomendação do Ministério Público Eleitoral (MPE/AP) foi emitida na última quinta-feira, 30 de agosto.
O MPE/AP pretende evitar a distribuição de 77 casas populares, em período próximo às eleições. As habitações estão sendo erguidas no Conjunto Caulim, no bairro Cidade Livre. Os imóveis são resultado de convênio da prefeitura com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - Sudam.
No documento, o promotor eleitoral Wueber Penafort, da 13ª zona, destaca que a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), proíbe a Administração Pública de distribuir gratuitamente bens, valores ou benefícios, ressalvadas exceções. O membro do MPE/AP adverte, ainda, que a doação dos imóveis afetaria a igualdade de oportunidades entre os candidatos no pleito.
Caso não atendam à recomendação, Luiz Beirão e Cutia estão sujeitos a responder judicialmente por conduta vedada. Neste caso, por meio de Ação de Investigação Judicial Eleitoral, o MPE/AP pode pedir a cassação do registro ou diploma e pagamento de multa.

Assessoria de Comunicação Social/ Ministério Público Eleitoral no Amapá

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CANAL DE HUMOR - MORRA DE RIR!

CANDIDATOS ENGRAÇADOS - BRASIL 2012


TRE-AP indefere mais um registro de candidatura com base na Lei da Ficha Limpa



A sessão plenária desta terça-feira, dia 04/09, a Corte da Justiça Eleitoral decidiu pelo indeferimento do registro de candidatura de José Luiz Nogueira de Souza, que concorre à vaga de vereador no município de Santana.
Na ação de impugnação movida pelo Ministério Público, José Luiz Nogueira de Souza teria uma condenação proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado por prática de crime contra a Administração Pública e por formação de quadrilha. Os fatos que fundamentam os autos enquadram o candidato a vereador na causa de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa. Caso recorra do acórdão do Pleno do TRE-AP ao TSE, ele pode continuar concorrendo às eleições de 2012. Porém, sub judice. 
Fonte: TRE/AMAPÁ

Partidos políticos registrados no Amapá

Saiba quais os Partidos políticos registrados no Amapá
ITEMSIGLAN.ºREPRESENTANTEENDEREÇOTELEFONE
1.PP11Edinho DuarteRua: Rio Macacoari, N°14, Santa Ines(96)9174-7818 / 9173-8076/9128-8538  partidoprogressista.ap@hotmail.com
2.PDT12Antônio Waldez Góes da SilvaAv. Galibis, 212, Beirol9112-0708 / 3223.0612/3223-9112/9148-4953 pdtap@pdtap.org.br
3.PT13Maria Nilza Amaral de AraújoAv. Procópio Rola, 480 – Centro3225-1303/ 9974-7104/9971-8401/9115-8588 marianilzaa@bol.com.br
4.PTB14Eduardo Seabra da CostaRua Hildemar Maia, 926, Santa Rita3223-8295/9121-8140 pbjr_@hotmail.com
5.PMDB15Gilvam Pinheiro BorgesAv. Procópio Rola, 1878 – Centro3223-3871/9904-6840 pmdb.ap@uol.com.br
6.PSTU16Carlos Cley Ramos PaivaRua São Paulo, 300 (Altos), Pacoval8112-5911/8135-3624/3224-3499 8135-3624 clodoaldo1205@yahoo.com.br
7.PSL17Ricardo Sousa OliveiraAv. Euclides da Cunha, 111, Centro8122-5157 amapa@psl.org.br/ricardooliveiraadv@uol.com.br
8.PTN19Eldein José Brito PiresRua Claudomiro de Morais, 1597, Congós3242-1406/9151-1621/ 8117-6984 eldeinpires@yahoo.com.br
9.PSC20Moisés Reategui de SouzaAv. Feliciano Coelho, 98-A, Trem9127-1617/9976-1468/8112-0040/3222-4220 /3224-3276 pscap@bol.com.br
10.PCB21Sebastião Nelson Silva de SouzaAv. Maria Quitéria, 387, Trem3223-2572/8119-2268/3242-2718nelsonsouzaap@oi.com.br/hellisonsouza@yahoo.com.br
11.PR22Petrus Pahulus Cavalcante RamosAv: Padre Júlio Maria Lombaerd, 3520 - AlvoradaFONE: 3223-2020 / 9141-7887 / 9904-2830 / 8122-2610pr22-ap@hotmail.com
12.PPS23Jaci Pena AmanajásAv. Maranhão, 460 – Pacoval
3223-6616/3251-4618/3224-1819/8111-6849/9117-2776
rtsantos2011@bol.com.br
13.DEM25David Samuel Alcolumbre TobelémAv. Diógenes Silva, 442 – Trem3223-5126/ 9972-1641/9111-6276/3223-5198
dinhomaciel@uol.com.br
14.PRTB28Marelilson Lobato de SouzaRua Liberdade, Nº 18703217-0550/ 9129-2323
mbanhaap@hotmail.com
15.PHS31Mauro Fernando Parente de OliveiraRua Leopoldo Machado, 3578, Beirol3223-4156/9146-2309/8128-0131 phs31ap@hotmail.com
16.PMN33Aldilene Francisca de MoraesAv. Graciliano da Silva Trindade, 235, Jardim Equatorial9121-9092/8132-3083 aldilenemoraes@hotmail.com
17.PSB40João Alberto Rodrigues CapiberibeRua Eliezer Levy, 903 – Laguinho3222-2782 carol.raiol@hotmail.com
18.PV43Antonio José Nunes dos SantosRua São José, 225, Laguinho3222-3087/9112-6099/9971-7004 macapagilmoraes@hotmail.com
19.PRP44
20.PSDB45Jorge AmanajásAv. 13 de Setembro, 1632 – Buritizal3242-1910/ 9123-9416 psdbap@gmail.com
21.PC DO B65José Luiz Amaral PingarilhoRua Hildemar Maia, 748, Santa Rita9114-6513/9156-2829 jlapingarilho@bno.com.br
22.PT DO B70Adail Barriga DiasAv. Aimorés – 52, Beirol9108-2633/8128-1008/3241-2798 ptdobamapa@yahoo.com.br
23.PSDC27Emanuel Silva PereiraAV. Feliciano Coelho, 1284 - Apto. C3222-1456/9981-4230/9134-8158/9134-7757 psdcp@yahoo.com.br
24.PTC36Paulo José da Silva RamosAv. Princesa Izabel, 53 (anexo), Jesus de Nazaré(96)9175-9110/8125-6918/9122-9988 ptc36.ap@hotmail.com
25.PSOL50Dejalma do Espirito Santo Ferreira TeixeiraAv. Machado de Assis, 27, Centro3225-2296/9974-5050 psol.amapa@gmail.com
26.8PRB10Rivadavia Miguel de Souza FrançaRua Claudomiro de Morais, 959, Apto 05, Congós. Em frente a feira maluca.3242-1493/8111-2563/8126-0384 prodmacapa@gmail.com
27.PSD55Eider Pena PestanaRua Maria Marola Gato, 538, Jardim Marco Zero.3241-1138/9177-9583/9122-9988 psd.ap@hotmail.com
28.PSDPPL54Aleno de Oliveira ConceiçãoTv. Raimundo Ramos dos Passos, 156, Perpétuo Socorro9131-4385 / ppl.amapa@hotmail.com
   

terça-feira, 19 de junho de 2012

Justiça julga procedente Ação Civil Pública em desfavor de servidor da Secretaria de Estado da Educação

O Ministério Público, por meio da Promotoria do Patrimônio Cultural e Público de Macapá, ajuizou Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa contra servidor Klélio Andreato Barreto Costa e Maria Roselita Correa Pena, após desvio de recursos do Caixa Escolar da Escola Estadual Mário Quirino, equivalente a R$ 120.000,00. 
No período que compreende a maio de 2003 e outubro de 2005, a servidora Maria Roselita passou a dirigir o caixa escolar da instituição. Em seguida, procurou o servidor lotado na contabilidade especial da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Klélio Andreato Barreto Costa, para que lhe ajudasse na prestação de contas do caixa escolar.
De acordo com o promotor de Justiça Adauto Barbosa, subscritor da ação, ambos acordaram que a administração da conta ficaria a cargo do servidor Klélio Andreato. "Ao término da gestão constatou-se que Andreato havia desviado R$ 120.000,00 do caixa escolar", relatou o promotor. 
Pela decisão da juíza Alaíde de Paula, a ação foi julgada parcialmente procedente, condenando apenas Kélio Andreato a promover o ressarcimento do dano (R$ 120.000,00), atualizados monetariamente; pagamento de uma multa civil no valor de R$ 120.000,00 também atualizados, equivalente a uma vez o valor do dano que deverá ser revertido em favor do Estado; proibição de contratar com os poderes públicos, bem como, receber benefícios ou incentivos fiscais e creditícios, direta ou indiretamente; suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos; perda da função pública; colocação do seu nome no cadastro nacional dos condenados por improbidade administrativa e pagamento dos custos e despesas processuais.
MPEA

sexta-feira, 15 de junho de 2012

PROFESSORES MARCHAM CONTRA "LEI DA MORDAÇA"





Em Greve há 57 dias, os professores foram às ruas externalizar sentimentos de indignidade contra o Governo do Amapá. Revoltados com as retaliações da atual administração, os profissionais da educação, sob o comando do SINSEPEAP, promoveram a marcha da mordaça, muitos apareceram literalmente com mordaças e amarrados com lenços amarelos em alusão ao partido PSB.





sexta-feira, 8 de junho de 2012

Marcivânia é a Candidata às eleições de Santana

           

Está confirmado. Zé Roberto vem à reeleição para vereador e a ex-deputada Marcivânia Flexa é a escolhida como candidata a prefeita do município de Santana pelo PT. O prefeito Antonio Nogueira decidiu nesta sexta-feira (8), depois de meses adiando sua decisão. 
O que pesou na escolha do prefeito foram pesquisas recente revelarem que a petista tem em torno de 30% dos votos. A candidata Marcivânia terá também o apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que governa o Estado do Amapá. 


segunda-feira, 4 de junho de 2012

ENTREVISTA COM RANDOLFE


Diário do Amapá – O senhor é um dos principais interlocutores na imprensa nacional sobre a CPI do Cachoeira. Essa exposição não lhe preocupa?
Senador Randolfe Rodrigues – Uma das razões que levaram o povo amapaense a me designar para o Senado foi o que eu chamo de recuperação da auto-estima de ser amapaense. É meu dever cumprir essa tarefa com amor, dedicação e sem medo. Minha condição como único senador do Psol, que tem relação independente dos blocos políticos do país, me dá autonomia necessária para ir fundo nas investigações envolvendo os principais agentes públicos da República, comprometidos com interesses privados e, no caso desta CPMI, também envolvidos com esquemas de contravenção. A posição política de indepedência faz com que sejamos mais procurados pela imprensa nacional. 
Diário - Mas essa atuação junto a uma CPMI que envolve os dois grandes blocos de poder no Brasil, não pode prejudicar as suas articulações para trazer recursos e benefícios para o Amapá?
Randolfe - Aprendi que em Brasília você vale mais quanto mais respeito conquista. O que o povo deve esperar de seus representantes em Brasília é, primeiro, que eles não o decepcione e, segundo, que ele seja respeitado. Não serão aqueles parlamentares submissos aos interesses de grandes grupos, aos interesses dos grandes partidos, sem voz ativa que conquistarão alguma coisa para o Amapá. 
Diário - O senhor não teme retaliações?
Randolfe - Minha vida pública é escancarada e do conhecimento de todos. Não tenho medo.
Diário – Ficou um pouco confuso na opinião pública o motivo da vinda do ministro Paulo Bernardo...
Randolfe - Vamos deixar bem claro as duas questões. A ação de fibra ótica com a Guiana Francesa é uma ação do GEA com participação dogGoverno federal e isso tem sido pouco divulgado. O governo federal vai fazer uma obra de iluminação do cabo de fibra ótica que já existe da Eletronorte, entre Macapá e Calçoene. A Guaiacom, que é uma empresa de comunicação francesa, vai trazer a fibra ótica de Caiena até São Jorge. O GEA entrou concedendo uma isenção fiscal de 16 milhões para a OI, para que esta faça uma obra entre Calçoene e Oiapoque. Se eu fosse o governo do estado eu teria receio de conceder isenção fiscal, eu pensaria duas vezes antes de fazer isso, de qualquer forma esta foi uma decisão do GEA, foi a estratégia que ele achou melhor para viabilizar a BL de fibra ótica. 
Diário – Por que o senhor não faria acordo com a OI? 
Randolfe – Eu não acredito que isenção fiscal para as grandes operadoras de internet no Brasil seja o melhor caminho. Porque veja: 68% do mercado de internet no Brasil estão concentrados nas mãos de oito provedores. Desses oito provedores nenhum tem capital nacional, todos são com capital estrangeiro. Só 22% do mercado de internet está na mão de pequenos provedores brasileiros. A estratégia do governo federal tem sido o inverso disso, tem sido de apoiar os pequenos provedores que geram empregos, que tem capital nacional, que agregam valor e estão aqui. E foi por isso que o Ministro veio aqui, ele veio por causa do PNBL essa foi a primeira razão. O setor de telecomunicações é tão estratégico para o Estado brasileiro e para a economia nacional que ela não pode ficar na reles dependência do mercado. Durante a década de 90, o governo Fernando Henrique privatizou todo o setor de telecomunicacões cometendo um crime de lesa pátria. privatizou a Embratel. Vendeu, ou melhor, deu de graça dois satélites. Agora o governo federal retomou o papel da Telebras, e está construindo um novo satélite brasileiro. O Brasil tem que ter autonomia neste mercado e no da internet que é um direito básico de terceira geração. Não pode ficar na mão do mercado internacional, porque este só visa o lucro. Não acho correto um estado pobre dá 16 milhões para uma empresa privada. Para uma das empresas com capital internacional mais rico do planeta. Não acho que podemos nos dar o luxo de abrir mão de receita de ICMS nessa ordem. Não acho que a OI seja pobre o bastante para receber esta isenção e não acho que o Amapa seja rico o bastante para concede-la.
Diário – E qual o interesse da OI? Uma empresa multinacional só faz um acordo desse se obtiver lucro? Sendo o mercado amapaense pequeno, por que este interesse em passar a fibra ótica pelo Amapa?
Randolfe – Ora, esta patente neste acordo só a OI vai ganhar. Veja, a OI vai ganhar uma isenção fiscal, se vincula à Guiana Francesa e vai ser o primeiro provedor em aliança com a concessionária Guaiacom. Será a primeira concessionária com atuação no Brasil a ter contato com o cabo América 2, que é o cabo de internet que vem dos EUA e que daqui se ligará a Fortaleza - CE. Além disso terá contato daqui a dois anos com o Linhão de Tucurui que lhe dará acesso ao mercado nacional. Isso gastando o que? Nada. 
Diário – Qual a posição do governo federal sobre o acordo de isenção fiscal firmado entre um estado como o Amapá e uma operadora como a OI?
Randolfe – O governo federal é contra. A Telebrás tem apostado em dialogar com os grandes e pequenos provedores, mas a partir de uma outra perspectiva, que é contrária a concessão de isenção fiscal para a expansão da banda larga no Brasil.
Diario – Então, como se explica a vinda do ministro Paulo Bernardo para a assinatura desse acordo do GEA com a OI?
Randolfe – A Telebrás tinha conhecimento dessa isenção, mas o ministro me disse que não tinha conhecimento dessa parte do acordo até lá. De qualquer forma, nós vivemos numa República Federativa e a União respeita os entes federativos. Ficaria indelicado por parte do ministro não participar. Mas, ficou claro que a vinda do ministro se deu por conta da estratégia de expansão via Telebrás.
Diário – Durante o evento no Museu Sacaca, estava programada uma conferência ao vivo entre o ministro Paulo Bernardo e uma família do bairro São Lázaro, primeira a ser beneficiada com o PNBL. Uma falha na comunicação fez com que o governador Camile determinasse o prosseguimento do evento. Essa falha reforça a idéia de que a internet via rádio é inferior?
Randolfe - Primeiro um reconhecimento, a internet via fibra ótica é de melhor qualidade. O questionamento que faço é da forma como foi feito. As informações que tenho da Telebrás e do provedor local é que a transmissão que iria ser feita foi testada e estava ótima. Não quero acreditar que tenha havido alguma atitude pequena, com as aspas devidas a esse termo. Queremos a fibra ótica, mas a transmissão a rádio que está sendo feita via Telebrás já possibilitará duas coisas: a melhoria na oferta e que pessoas de baixa renda possam ser atendidas. A transferência de rádio está valendo agora; a obra da fibra ótica ainda está em curso. Além do mais, a fibra ótica vira, sem custos para o estado, com o Linhão de Tucuruí. 
Diário – Há 40 dias os professores do estado estão em greve. O senhor é um parlamentar do PSOL e o presidente do Sinsepap um filiado ao PSOL Qual sua posição sobre esta greve?
Randolfe – Eu faço questão de separar as atitudes do filiado ao Psol Aroldo Rabelo das atitudes dele como presidente do sindicato. O partido não tem intervenção sobre o sindicato, e o inverso disso ao longo da história foi um dois maiores erros que a esquerda cometeu, tentar tutelar entidades sociais.
Diário - O senhor acha justa a reivindicação dos professores?
Randolfe - Acho mais do que justa. Não divirjo em relação ao mérito. Até que a proposta do governo é razoável e poderíamos até ter construído uma mediação com base nela. A minha divergência central é na forma. Não se trata uma greve de professores criminalizando-a, principalmente num governo de esquerda. É vergonhoso tratar uma greve, qualquer que seja ela, com ataques nas redes sociais, com notas pagas na televisão, com atitudes de intimidação.
Diário - O governo tem argumentado que essa é uma greve política, com interesses de partidos políticos motivando-a.
Randolfe - Essa tese não tem pé nem cabeça. Se a greve é política, então seria politizada pelo Psol, porque o presidente é filiado. Eu estava no ato, ao lado do ministro e do governador quando os professores se manifestaram em frente ao Museu Sacaca. Os professores não pouparam nem a mim. O governador foi vaiado e eu fui vaiado também por estar lá. E eu não acho que estava errado em estar lá, porque estava investido da função de Senador cumprindo um papel institucional. Se a greve fosse tutelada por mim se justificaria eu ter sido vaiado e hostilizado? Greve é um direito social dos trabalhadores. A esquerda lutou contra a Ditadura durante 20 ano para essa conquista, o que custou a vida de muitos brasileiros. Não fica bem pra quem outrora lutou por esse direito, criminalizá-lo hoje.
Diário - Como o senhor resolveria essa greve?
Randolfe - Dialogando excessivamente.
Diário - O governo também argumenta que herdou o estado endividado e que não tem condições de atender ao pleito dos professores.
Randolfe - A argumentação do estado é correta. O governo herdou um estado de calamidade pública. Até concordo com a argumentação do governo de que o estado não tem condições financeiras. O que não concordo é com a forma de tratar o movimento. O governo tem que esgotar o diálogo, não pode tomar uma posição como essa: "só volto a conversar quando vocês voltarem para a sala de aula". 
Diário - Então, na sua avaliação a manutenção da greve se deve a má condução política?
Randolfe - Total ausência de condução política. Aliás, quem está dando condução política pelo GEA nesse caso só pode ter acordo com a oposição.
Diário - Mas, os pais de alunos estão reclamando dos prejuízos com a reposição de aulas. Como o senhor avalia isso?
Randolfe - Qualquer greve é uma medida extremada, mas é um direito social dos trabalhadores. Tenho certeza de que os professores terão a responsabilidade de repor as aulas. Uma greve não é boa pra ninguém, e essa está desgastando tanto o governo quanto o sindicato. Enquanto insistirem nessa ladainha tosca e autoritária de que a greve é política, o problema não será solucionado.
Diário - O promotor Afonso Guimarães, por ocasião da Operação Eclésia, disse que depois da Operação Mãos Limpas o esquema de corrupção continua na Assembléia Legislativa.
Randolfe - Primeiro temos que saudar todas as ações do Ministério Público. Esse país seria menos republicanos se não tivéssemos o MP, com os poderes que tem, concedidos pela Constituição de 88. Sou fã número 1 do MPF, da Procuradoria da República e dos MPs estaduais. Sou defensor de suas prerrogativas e de suas atribuições e serei veementemente contrario, a qualquer tentativa que venha do parlamento para diminuir as atribuições dos MPs e do papel que eles exercem. 
Operações do MP devem ser respeitadas, não podem ser desqualificada. Se o MP esta investigando é porque tem razões para investigar. Espero que em decorrência desta operação ninguém ouse tomar nenhuma medida de represália e de limitação ao exercício do MP.
Diário - Mas, após a Operação Eclésia a ALAP aprovou a CPI do MP.
Randolfe - Errado e condenável. Seria a mesma coisa se o Carlos Cachoeira, depois de preso, processase o MPF. Não tem cabimento o investigado tentar represar o investigador. Isso é um atentado ao estado democrático de direito.
Diário - O senhor tem tido acesso aos resultados da investigação do MP?
Randolfe - Eu tenho tido acesso extra-oficialmente às informações que são de conhecimento público. Uma delas é sobre gastos com a verba indenizatória, que é uma prerrogativa do parlamentar. Mas, a Constituição é clara em definir o vencimento do parlamentar estadual na ordem de dois terços do vencimento de um parlamentar federal. Aqui estão acima do valor estipulado pela CF e daqui a pouco serão objeto de ação direta de inconstitucionalidade por parte da Procuradoria da Republica. E já antecipo, o STF vai dar razão a Procuradoria Geral da Republica porque esta evidente que a verba indenizatória da ALAP está fora da realidade constitucional.
Diário – Há boatos de que o senhor não se manifesta porque a ALAP npoderia abrir a pasta de Randolfe enquanto deputado, como se o senhor estivesse no bolo dos demais.
Randolfe - Já deveriam ter aberto e exposto publicamente. Eu tenho ampla consciência de tudo que fiz no exercício do mandato parlamentar, e tenho consciência dos passos que dei dentro da vida pública. Em relação aos meus dados nada temo, eu não tenho nenhum sigilo quanto à minha vida pública, quem quiser investigar a minha ação profissional seja como professor, seja outrora como assessor da juventude durante os dois governos de João Capiberibe, seja como deputado estadual durante sete anos estou a disposição para ser investigado. Está à disposição também todo o meu sigilo bancário. Tenho muito orgulho da minha passagem pela ALAP em duas condições, a primeira como deputado estadual a segunda lotado como assessor do deputado Ruy Smith, que muito me orgulha por ter sido um dos parlamentares mais combativos daquela casa.
DIÁRIO DO AMAPÁ