segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Professores transferidos irregularmente voltam ao local de trabalho

A Justiça Eleitoral determinou retorno de dez professores às funções no Centro Educacional Raimundo Nonato. A decisão é resultado de Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral no Amapá (MPE/AP).
Os profissionais da educação especial haviam sido removidos três meses antes das eleições, ou seja, em período proibido pela Legislação Eleitoral. Em depoimento, seis professoras alegaram ter sido devolvidas à Secretaria de Estado da Educação (Seed) por discordar da posição política da diretora do centro, filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
A transferência dos professores ocorreu em 13 de agosto, no entanto, o ofício foi assinado com data retroativa: 11 de junho. Para o promotor Ubirajara Éphina, com isso, os representados tentaram burlar a Lei Eleitoral e evitar a comprovação da conduta vedada aos agentes públicos.
Informações prestadas pela Seed ao juiz Eleitoral Luciano de Assis indicam que os professores foram desligados das funções em período proibido por lei. Declara o magistrado na sentença: “No período eleitoral – três meses que o antecedem até a posse dos eleitos – não há de cogitar-se em remoção ou qualquer outra atividade que venha a impedir ou dificultar o exercício funcional do servidor público.”
Representados – Cristina Almeida (PSB), candidata à prefeitura de Macapá, Van Vilhena (PT), vice-candidato, Maria de Fátima Reis Brício, diretora, e Elda Gomes de Araújo, secretária adjunta de Políticas Educacionais vão responder por conduta vedada em período eleitoral. Aos candidatos, a AIJE pode resultar em cassação do registro ou diploma. Todos os representados podem ficar inelegíveis por oito anos.
(Texto: Assessoria de Comunicação Social/Procuradoria da República no Amapá)

domingo, 9 de setembro de 2012

Redução na Câmara de Vereadores

A procuradora-geral de justiça do Ministério Público Estadual, IvanaCei, encaminhou ao Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), com pedido liminar, para que a Câmara Municipal de Macapá (CMM) permaneça com 16 vereadores e não aumente o número para 23.
Por meio de Emenda à Lei Orgânica, a Câmara aumentou de 16 para 23 o número de vereadores, depois de votação dos próprios vereadores, em junho deste ano. A medida foi referendada pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Constituição
A procuradora Ivana Cei explica que o município tem autonomia assegurada pela Constituição Federal, mas que é possível a censura perante o Tjap sobre o aumento do número de vereadores, considerando que a norma foi uma repetição da Carta Magna. A Adin, por sua vez, segundo a titular do MP, segue procedimento diverso do fixado na Carta Magna. “A decisão de aumentar o número de vereadores já é vá-lida para o pleito deste ano, o que causará a dilapidação do erário municipal, uma vez que os empossados estarão usufruindo direitos que não lhes cabem auferir. A decisão da Câmara é uma afronta à população macapaense”, enfatizou Ivana Cei.
Aumentos
Ivana Cei ainda completa que “houve vício formal concretizado pela apressada votação efetivada pela Câmara Municipal de Macapá, para o aumento de vereadores, a qual, inclusive, deixou de acolher parecer da Comissão de Constituição, Redação e Justiça, e isso ensejará danos irreparáveis ou de difícil reparação à Administração Municipal”, finaliza a procura geral de justiça.
Além da Câmara Municipal de Macapá, o Tribunal Regional Eleitoral aprovou aumento de número de vereadores para os legislativos mirins de Santana, de 10 para 13; Mazagão, 8 para 11; e Oiapoquem 9 para 11.

Diário do Amapá

O BICHO VAI PEGAR!

O TCE faz novas auditorias, a partir do dia 17 deste mês na Companhia Docas de Santana, Defensoria Pública do Estado, Secretaria Estadual de Educação e Amapá Previdência. Os recém empossados servidores do TCE passaram por curso, durante a semana, sobre as mais novas técnicas de auditoria governamental, consideradas poderosas ferramentas no combate à corrupção. Agora vão poder colocar todo o conhecimento em prática.

DEBATE NO RÁDIO

Confirmado para o dia 30 de setembro debate entre os candidatos à Prefeitura de Macapá na Diário FM. Os assessores e coordenadores de campanha dos 6 candidatos participaram de reunião preparatória, aprovaram as regras e confirmaram presença no evento. Serão 4 blocos, dentre os quais 2 com tema livre e perguntas diretas entre adversários. O debate está sendo organizado pela equipe do Café de Domingo.
Uma oportunidade para o eleitor conhecer melhor as propostas dos candidatos à PMM