sábado, 6 de abril de 2013

ENTENDENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Demorou para que famílias e profissionais conseguissem compreender como funciona a pessoa que apresenta o Transtorno do Espectro Autista. 

Em materiais disponíveis na internet, vocês poderão perceber que há divisões classificatórias do transtorno: autismo infantil, autismo atípico, asperger, etc.. Isso ocorreu porque estudiosos detectaram que a presença do transtorno se diferenciava de indivíduo para indivíduo, ou seja, em alguns, as características se apresentavam de forma "severa" e em outros, de forma mais "branda", tal como ocorre até hoje.

Contudo, essa classificação gerou algumas barreiras, porque cada indivíduo é um ser único e funciona de uma forma individual. Então, passou-se a perceber que, em algumas crianças, as características existiam, mas não eram suficientes para fechar um diagnóstico ou ser incluído em uma determinada classificação. Isso fazia com que esses indivíduos não fossem atendidos em suas necessidades e ficassem cerceados de direitos.

Desta forma, decidiu-se pensar não no diagnóstico e na rotulação rígida dessas pessoas, mas nas suas necessidades e nos seus direitos enquanto cidadão. Em contrapartida, deve-se ter, minimamente, critérios para definir se a pessoa apresenta o transtorno ou não. Desta feita, tornou-se consenso entre os profissionais e para os estudiosos sobre o tema, a presença de critérios. O DSM V apresenta, como importante, as seguintes características:

  • Déficits na comunicação social e na interação social
  • Padrões restritos e repetitivos de comportamento

Contudo, essas características variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo do individuo; assim, em um extremo temos os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social. No extremo oposto, pode haver atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar, mas preservada capacidade intelectual, inclusive acima da média para a população da idade da criança. 

Nos vídeos que estou disponibilizando aqui, vocês poderão perceber o quanto ocorre essa variação, mas em todos os casos, as características exigidas pelo DSM V estão presentes.

Na minha prática há oito anos, percebo que há essas variações e, particularmente, achei que houve um avanço nos estudos acerca do tema.

As famílias que estejam suspeitando de que seus filhos ou parentes estejam apresentando o TEA e caso queiram auxílio, oriento procurar a AMA-AP, o Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues; e se for matriculado em escola municipal, o Departamento de Apoio Interprofissional ao Educando/SEME.

VAMOS DESMISTIFICAR O AUTISMO? SUGIRO QUE ASSISTAM A ESSES VÍDEOS QUE ABORDAM O TEMA DE FORMA MAIS ADEQUADA E SEM DETURPAÇÕES.
Obs1. Vocês irão perceber que alguns vídeos se reportam ao Autismo como doença. Esclareço que tal entendimento é porque algumas crianças podem apresentar associado ao Transtorno, outras condições que estão relacionadas à saúde, tais como, quadros convulsivos (Deficiência x Doença), mas tal situação não acontece em todos os casos.
Obs2. Pode ser que a criança com TEA apresente também outra deficiência; Paralisia Cerebral, por exemplo, mas isso não acontece NECESSARIAMENTE, em todos os casos.
Obs3. Não há mudanças de características do transtorno em uma mesma pessoa. Portanto um "Asperger", por exemplo, não irá se tornar um "Autista Clássico". Contudo, a falta de apoio educacional e de profissionais da área da saúde podem prejudicar o desenvolvimento dessas pessoas, desta forma, todos precisam de acompanhamento especializado, alguns de forma mais intensa e abrangente e outros, de forma mais focal.
Autismo em bebês
Domentário 
 Para as crianças
                               
                               Adolescente com leves traços
Adulto com leves traços
                                       Filósofo c/ leves traços
 Autismo "Severo"
 Síndrome de Rett

ENDEREÇOS:


Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues
Endereço: Rua Barão de Mauá, nº 52, bairro Buritizal


AMA/AP
Endereço: Av. Padre Rinaldo Bossi, 1422, no Bairro dos Congós 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Muito bom!

O caos de Sofia


A mais surreal senão a beira de um absurdo foi a de que a cobra Sofia resolveu se acomodar no leito do rio e sua cauda encostou a beira do porto.

Passou-se novamente mais um dia universal da mentira. Mesmo não achando sentido para as razões de uma data tão inútil. Há de se achar de quando em vez um encaixe para a infame data.
Após o suposto “fenômeno natural” no porto da mineradora Anglo, que por algum viés divino foi a única penalizada pela “ira do rio”. Logo se tratou de dissipar uma série de explicações que parecem coisa de primeiro de abril.
A mais surreal senão a beira de um absurdo foi a de que a cobra Sofia resolveu se acomodar no leito do rio e sua cauda encostou a beira do porto, levando para o fundo do velho “mar dulce” de Pizón a estrutura de carga, o minério da Anglo e as vidas que esvaíram-se sob lama, minério e descaso.
Descaso este que emana de todas as partes: Da atual mineradora que utiliza uma estrutura dos tempos da ditadura e não depositou uma só libra esterlina para adequar um porto surrado de guerra. Da falta de cobranças do poder público para que ações de remediação decorrentes da degradação gerada pela retirada e escoamento do minério. E senão a mais chocante; a evidente falta de estrutura do próprio poder público para lidar com sinistros semelhantes.
Faltou de tudo durante o acontecido. Faltou pulso de um estado que tanto já serviu de depósito de matéria prima para os canhões do mundo. Faltou determinação para exigir da empresa que tomasse as providencias necessárias para as buscas das vítimas e o atendimento psicossocial das famílias que acamparam em desespero às portas fechadas da mineradora. Mas o fato que talvez seja o de maior indignação não só para as famílias das vitimas, mas como para toda a população foi ver que até mesmo na hora da morte não se tem dignidade também negada em vida. Durante o resgate dos três primeiros corpos das vitimas da “cobra Sofia” no porto da Anglo. Não havia o carro tumba para remover os corpos e por isso foram jogados na caçamba de uma caminhonete do corpo de bombeiros, como se fossem apenas um escombro, sem valor, sem família, sem dignidade. Que não merecesse pelo menos, se é que isso dá alento, um fio de respeito. As famílias indignadas ao ver passar o que um dia foram seus entes queridos, cobertos com plástico aluminizados e amontoados uns sobre os outros.
Já se tornou rotina, dentro deste quadro, o governo habilmente deslocar a culpa da falta de planejamento e da infra-estrutura para os fenômenos naturais. Mas especificamente neste caso o drama tinha uma explicação. Estúpida, mas existente: Os dois carros tumba que existem na Policia Técnico Científica do Amapá estão parados por falta de manutenção. E por mais incrível que possa parecer, não foram concertados por falta de pagamento à oficina prestadora de serviço.
Após fatos como este é que me questiono se não sou tão rígido quanto a existência do dia da mentira, pois, pelo menos para esta gestão que colhe flores e vive na terra do leite e do mel. Todos os dias parecem ser primeiro de abril.
A triste tendência é que, em situações de desastres, sejam eles originados das espreguiçadas se Sofia ou não, com muito mais vitimas. Não sejamos obrigados a rever cenas dramáticas como as que se passaram com o desastre do Novo Amapá. Onde montes de corpos se amontoavam sobre caminhões, rumo á cova coletiva. 
Mas pelo menos aquela época, se fez tudo o que se podia fazer para resgatar os corpos, que embora nas condições que se encontravam. Ainda assim puderam ter alguma dignidade na hora da morte.
Charles Borges

MIGALHAS QUENTES...

Desperdício!
Quase uma tonelada de medicamentos que deveriam ser distribuídos pela gestão passada, para os usuários da rede municipal de saúde de Macapá serão incinerados. Além dos remédios vencidos, estão os avariados que sofreram reações químicas em decorrência da precária estrutura do local onde funciona o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAFA), responsável pelo controle, armazenamento e distribuição dos medicamentos.

Novo escândalo em Pedra Branca

Após deenúncia de esquema de transferência de eleitores, Beth Pelaes renuncia à candidatura em Pedra Branca

Perigo! 
Continua acontecendo deslizamentos de terra no Porto em Santana

Ainda é pouco...
Imap autua e multa mineradora Anglo American Ferrous em R$ 20 milhões

É uma ameaça?
O advogado Enolilton Leite participava de uma reunião na entidade da chapa da OAB, quando seu carro entrou em chamas. Suspeita-se de incêndio criminoso.

Gostei da possibilidade! 
Parece que é desejo do Governador, colocar José Amiraldo (PT) para comandar a Seed. Vamos aguardar!

AL soma esforços com vereadores e deputados federais no caso da Anglo American Ferrous

O embarque de minério de ferro da AngloFerrous ainda continua suspenso desde quinta-feira, 28, quando ocorreu o acidente na área portuária da empresa. Ainda não há previsão para a retomada das atividades no porto. 
Representantes da Assembleia Legislativa reuniram-se ontem com vereadores dos municípios de Santana, Pedra Branca, Serra do Navio e Mazagão, que são áreas afetadas pelas atividades da empresa. A intenção dos parlamentares é garantir uma ação integrada entre os legislativos estadual e municipais, visando garantir apoio às famílias das vítimas do acidente, acompanhar as investigações do caso e buscar alternativas para minimizar os impactos sociais e econômicos causados pelo acidente.
Segundo o deputado Charles Marques, a ação na AL repercutiu no Congresso Nacional, onde também será formado um grupo, coordenado pela deputada federal Fátima Pelaes (PMDB). 
O grupo de deputados deve vir esta semana no Amapá, para somar esforços com a comissão da AL e outras autoridades locais. A Anglo Ferrous, no ano passado embarcou 6 milhões de toneladas de minérios, 80% de minérios exportados pelo porto da Anglo, de 12 a 15 navios por mês. 
Para escoar a produção de minérios,além da Anglo, outras três mineradoras instaladas no Amapá precisam continuar as atividades. 
Depois do acidente, a única alternativa é o Porto de Santana, porém a administração da Companhia Docas de Santana alerta que as condições de infraestrutura do local são inadequadas para suportar uma elevação na quantidade de minério a ser embarcado.
Para se ter uma ideia, enquanto na porto da Docas de Santana são consumidos seis dias para abastecer um navio de 45 mil toneladas, no porto onde aconteceu o acidente, o mesmo trabalho é feito em 1 dia e meio.
Jornal do Dia

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PELOS DIREITOS DOS AUTISTAS!




PROJETO DE LEI - na íntegra

I Encontro Estadual de Educação


Logo siteO Ministério Público do Estado do Amapá, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), realiza o I Encontro Estadual de Educação, nos dias 11 e 12 de abril, no auditório do TRE/AP, localizado na Av. Mendonça Júnior, nº 1502, bairro Central, em Macapá. O encontro objetiva promover a capacitação dos membros e servidores da instituição, gestores e outros atores da área educacional e, ainda, garantir o apoio técnico do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Segundo a presidente da Comissão Organizadora do Encontro, Procuradora de Justiça Judith Teles, o evento será realizado em cumprimento ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a União, representada pelo Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União - CNPG, o Grupo Nacional de Direitos Humanos – GNDH e as Comissões Permanentes da Infância e Juventude e da Educação dos Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal - COPEIJ e COPEDUC.
Além de membros e servidores do MP-AP, o público-alvo se estende a secretários estaduais de educação/superintendências regionais de educação, secretários municipais de educação e componentes da equipe técnico-pedagógica, conselho estadual de educação, câmaras municipais de educação e representantes do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente.
Temas como “Municipalização”; “Panorama da Alimentação Escolar no Estado”; "A inclusão e o atendimento educacional especializado” farão parte da programação, que contará com a presença de gestores estaduais e representantes do MEC, entre outros.
“Queremos promover, anualmente, essas reuniões para disseminar informações específicas sobre o funcionamento de programas de repasse de verbas e demais assuntos sobre a garantia do direito à educação”, ressaltou a Procuradora de Justiça, Judith Teles.

SERVIÇO: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

terça-feira, 2 de abril de 2013

SEM MOVIMENTO?

O reajuste salarial dos servidores efetivos ficou definido em 5, 85 % + (mais) progressões funcionais para todas as categorias de servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Santana

MAIS CONSEQUÊNCIAS... Prefeitura de Santana interditará terminal pesqueiro

O prefeito de Santana Robson Rocha declarou que pretende interditar parte da área que corresponde ao terminal pesqueiro de Santana. Segundo a Defesa Civil, o local foi afetado pelo movimento das ondas causadas pelo acidente ocorrido no porto da empresa Anglo American Ferrous.
“Uma parte daquele barranco se desprendeu em decorrência do desastre do porto da Anglo Ferrous. Não sabemos ao certo se a estrutura do terminal pesqueiro foi afetada”, afirmou Robson.
Segundo a Defesa Civil do estado, uma área de 50 metros deverá ser interditada. “Vamos discutir qual é a melhor medida realmente para ser adotada junto aos órgãos responsáveis como, a Secretaria de Meio Ambiente, mas a princípio essa foi a decisão mais sensata que achamos.

FALA SÉRIO MINHA GENTE!

Segundo Diário do Amapá, a Cia. Docas de Santana irá fornecer o espaço do porto público para que a Anglo Américan Ferrous continue suas atividades. A intenção é adequar o porto para que aumente sua capacidade e possa movimentar o minério. O diretor de planejamento do Ministério dos Transporte está no Amapá e vai ajudar em uma solução a curto prazo.
O presidente da Cia Docas de Santana, Edivaldo Cabral Tork, afirma que a primeira preocupação é encontrar as pessoas desaparecidas e logo após isso a Cia estudará uma forma para que a Anglo volte com suas atividades. “Nosso papel é dar uma solução à empresa a curto prazo, para que ela movimente parte de sua carga pelo porto organizado de Santana”. O presidente das Docas afirma que o prejuízo para o município com a paralisação das atividades da Anglo, são incalculáveis. “É necessário evitar um desemprego em massa e evidentemente a diminuição da arrecadação de impostos”, afirma Edivaldo.

Inquérito Civil Público para apurar a dimensão dos danos ambientais e as causas do sinistro no píer da empresa Anglo Ferrous


capa-rampa
O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) instaurou Inquérito Civil Público para apurar a dimensão dos danos ambientais e as causas do sinistro no píer da empresa Anglo Ferrous. O ICP foi instaurado nessa segunda-feira, 1 de abril.
O rio Amazonas, atingido pelo evento, é de domínio da União, razão pela qual o MPF/AP tomou a medida. Por meio do inquérito, a instituição vai requisitar informações, possíveis imagens e documentos à empresa e aos órgãos de meio ambiente e fiscalização. A investigação, no âmbito cível, pretende buscar explicações para o ocorrido.
Diário do Amapá

HOJE... DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Hoje é o dia mundial do Autismo e convido você a participar da solenidade em alusão à essa data tão importante, na Câmara de Vereadores de Santana às 19hs.

Deputados criam comissão para acompanhar as investigações sobre o desabamento, em Santana

Os deputados aprovaram na manhã desta segunda-feira 1o de abril, em sessão ordinária, a criação de uma Comissão Parlamentar Especial (CPE). Os deputados, além de acompanharem os desdobramentos das investigações sobre o desabamento do píer flutuante da mineradora Anglo Ferrous – na madrugada de quinta-feira, 28 de março, em Santana – também terão o papel de fazer a ligação entre a empresa com os familiares, que ainda buscam informações sobre o ocorrido.
A CPE será composta por sete parlamentares, sendo quatro de Santana. Além de Charles Marques (PSDC), integram a comissão Jorge Salomão (DEM), Edinho Duarte (PP), Ocivaldo Gato (PTB), José Luiz (PT), Roseli Matos (DEM) e Mira Rocha (PTB).
SITE DA AL

Novos gestores do primeiro escalão do Governo do Estado do Amapá.

Uma das mudanças anunciadas foi a posse de Hamilton Coutinho como secretário de Estado da Infraestrutura, assumindo a vaga de Joel Banha (PT). Este, por sua vez, assume uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa, aberta com a saída de Agnaldo Balieiro (PSB), nomeado para a Secretaria de Administração. Dessa forma, o partido do governador abre mão de seus dois mandatos no Legislativo, pois antes já havia sacrificado a deputada Cristina Almeida, nomeada como secretária de Desenvolvimento Rural, para abrir vaga no Legislativo para Zé Luiz (PT).
Mario da Silva Brandão,que disputou a Prefeitura de Santana na eleição passada, foi nomeado como secretário de Desporto e Lazer (Sedel), na vaga de Rogério Salvador (PSB); a enfermeira Olinda Consuelo, por sua vez, assume como secretária de Saúde, no lugar de Lineu Facundes, desgastado com uma série de problemas na Pasta, incluindo a crônica deficiência no atendimento ao públicos nas unidades de saúde, onde faltam medicamentos, remédios e equipamentos, e também denúncias de irregularidades administrativas.
O advogado Luiz Pingarilho, que já foi secretário de Desporto e Lazer, volta ao Governo como secretário de Cultura, em substituição ao cantor e compositor Zé Miguel. Dessa forma, o PC do B, do deputado Evandro Milhomem, reassume uma pasta que já comandou nos governos do PSB, quando João Capiberibe era governador, e também do PDT, no período de Waldez Góes.
Adalberto Carvalho Ribeiro, ex-secretário de Educação, assume o comando da Escola de Administração Pública (EAP), enquanto o delegado Sávio Pinto deixa a direção do Detran para se tornar secretário adjunto de Saúde, juntamente Olavo Magalhães Picanço Junior. Dessa forma, o governador Camilo repete uma solução tentada pelo ex-governador Waldez Góes, que nomeou uma delegada (Odanete Biondi) como secretária adjunta de Saúde, como forma de melhorar o controle sobre a gestão da pasta, marcada por irregularidades.
O tenente Aurivam Gomes da Silva foi nomeado para comandar o Departamento Estadual de Trânsito(Detran).
Jornal do Dia

segunda-feira, 1 de abril de 2013

CONCURSO MPU

Já estão abertas as inscrições para o 7º concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de analista e técnico do Ministério Público da União (MPU). O prazo prossegue até 9 de abril e as inscrições devem ser feitas pelo site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), cujo endereço eletrônico é http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_13

domingo, 31 de março de 2013

Você conhece o Estatuto da Juventude?

Apesar da necessidade de ajustes em pontos específicos, senadores mantêm a expectativa de aprovar já na quarta-feira (3) o projeto do Estatuto da Juventude (PLC 98/2011), que estabelece uma série de direitos para as pessoas de 15 a 29 anos. A proposta deve voltar a ser examinada em reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). De acordo com o senador Paulo Paim (PT-RS), relator do projeto, após a votação na CAS, será apresentado um requerimento de urgência para que o texto siga diretamente ao Plenário.
A proposta estava na pauta da reunião da CAS desta quarta (27), mas acabou não sendo votada, para que se fizessem ajustes no dispositivo que prevê vagas gratuitas para estudantes carentes no transporte rodoviário interestadual.O líder do PT, senador Wellington Dias (PI), informou que o governo desejava ainda avaliar o impacto dessa cota de gratuidade.
O texto em exame assegura aos estudantes carentes, nas viagens interestaduais, a ocupação de dois assentos de forma gratuita. Além disso, dois lugares deverão ser ofertados com desconto de 50%.
De acordo com Paulo Paim, outro ponto objeto de divergência - a própria faixa etária a ser abrangida pelo estatuto - já foi resolvido. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República defendia uma faixa menor, de 18 a 29 anos, para evitar sobreposição com o Estatuto da Criança e do Adolescente, que classifica como adolescentes as pessoas de 12 a 18 anos. Paim afirmou, no entanto, ter feito ajustes para manter a faixa de 15 a 29 anos sem criar problemas práticos.
Outras polêmicas foram superadas durante a tramitação da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). É o caso da garantia de meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos a jovens estudantes ou comprovadamente carentes e da expedição da carteira de identificação estudantil, que, pelo texto, será feita "preferencialmente" pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), mas sem garantia de exclusividade.
A proposta de um Estatuto da Juventude foi apresentada originalmente por uma comissão especial da Câmara dos Deputados, em 2004, como PL 4.529. Depois de chegar ao Senado em 2011, foi aprovado pela CCJ em fevereiro de 2012, seguindo então para análise da CAS.
Agência Senado

FELIZ PÁSCOA!


DESPARECIDOS EM ACIDENTE

Os seis trabalhadores que estão desaparecidos desde madrugada do dia 28, após acidente provocado por causa ainda desconhecida no porto, onde estava a estrutura da Anglos American no município de Santana.
Os desaparecidos são: Pedro Coelho Ribeiro, Manoel Moraes, Maicon Cley, Jorge Mar, Eglison Nazário dos Santos e um homem conhecido apenas por Cládio, natural do Maranhão.
Familiares aguardam ansiosos informações por parte da empresa, que se nega a atender a imprensa e conceder informações sobre o caso.