sábado, 18 de maio de 2013

O LIMITE ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

Afinal, por que interessa tanto às pessoas a intimidade alheia? E mais: o quê, da privacidade da vida de pessoas reconhecidas como "autoridade" é interessante compartilhar publicamente?

É fato reconhecido que, na noite do último dia 14, a Deputada Estadual Roseli Matos (DEM) divulgou uma nota em seu perfil do facebook declarando estar sendo ameaçada de morte pelo ex-marido, Melquizes Pereira Lima, Ex-secretário de Educação do município de Santana que, por sua vez, foi protagonista de um escândalo em frente a câmara de vereadores de Santana, expondo sua revolta publicamente contra um suposto adultério praticado pela deputada.
De acordo com Roseli Matos, o casamento com Melquizes foi desfeito judicialmente desde o dia 26 de abril deste ano, em virtude de desgaste do relacionamento ocasionado pelas constantes alterações de humor do ex-companheiro que apresenta  transtorno bipolar. Além disso, a deputada se diz também ameaçada de morte pelo ex-secretário, tendo inclusive procurado medidas protetivas no âmbito  judicial. 
Em contrapartida, Melquizes vem expondo aos "quatro ventos" minúcias que tratam acerca de seu relacionamento com a deputada Roseli, a qual vem sendo também alvo de críticas por parte da então ex-esposa de seu suposto amante, Sr. José.
Parece que hoje, a fronteira entre vida privada e pública está tão confusa que fica bem difícil refletir sobre essas questões, de forma mais madura e com certa imparcialidade.
O mais interessante é que às pessoas pouco importa a situação política, administrativa e econômica em que se encontra Santana. O escândalo pessoal do ex-casal que "atravessou" a vida pública, com certeza, gerou  consequências para a vida de muitas pessoas envolvidas nessa teia chamada "política" e quem sabe, para o próprio município. Contudo, isso pouco importa, pois para a maioria, o foco está na curiosidade em desvelar a vida íntima de um ex-secretário de educação e de uma deputada estadual, ou seja, tal situação  parece ocasionar o mesmo efeito do BIG BROTHER  BRASIL para a população  do nosso País, né não?

18 de Maio - Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O Comitê Nacional realiza e fortalece as ações de enfrentamento à problemática da violência sexual de crianças e adolescentes, por meio de campanhas nacionais e apoio às ações dos comitês estaduais/distrital e pontos focais pelo Brasil.
Dentre as suas metas, está a promoção do dia 18 de maio - Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – como referência de mobilização de massa. Assim, realiza a Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.
A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, lembrando do cuidado e da necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.
O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.
Na campanha, a sociedade, o governo e empresas envolvidas com o tema são convidados a tomar parte do problema e assumir a sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”.
Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.
Em Macapá, os Conselhos Tutelares das Zonas Sul e Norte deflagraram a Campanha Contra a Impunidade de Crimes Sexuais Cometidos Contra Crianças e Adolescentes. O slogan é: “Basta de Impunidade dos Crimes Contra Crianças e Adolescentes”. Segundo a conselheira Regiane Gurgel, a ação visa sensibilizar as autoridades e a comunidade de modo geral para que sejam tomadas providências no andamento dos processos. 
A programação para marcar a campanha iniciou na última quinta-feira (16), quando a Câmara de Vereadores do município aprovou a Lei da Pedofilia. Durante o dia de ontem (17) houve panfletagem e adesivagem de carros em vários pontos da cidade. Para hoje (18) está marcada mais panfletagem na Zona Oeste de Macapá. As programações se encerram com blitz educativa durante todo o final de semana em casas noturnas, bares e boates, em toda a capital amapaense, em parceria com a Rede Abraça-me e Vara da Infância e Juventude. 
Em Santana, as ações ocorreram através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com uma caminhada e blitz educativa.

Informações sobre o Porto de Santana

Apontada como alternativa para o transporte de minério de ferro, a Companhia Docas de Santana (CDSA) deve enfrentar dificuldades para recuperar a perda de receita em função do desabamento do porto particular da Anglo Ferrous ocorrido há quase dois meses. Mesmo com a movimentação de outras mineradoras no porto organizado da Companhia - prevista para iniciar em junho - o carregamento de minério será quase artesanal com a falta de infraestrutura para esse tipo de atividade.
Nos últimos anos, o Porto de Santana ficou parado no tempo. Pequeno e sem equipamentos, o volume de cargas a ser movimentado é limitado e mais ainda para o transporte de minério. Não há esteira, máquinas, e as ruas de acesso ao páteo são precárias. Ao prever a abertura de investimentos da iniciativa privada nos portos brasileiros, a aprovação da MP dos Portos gerou expectativas na CDSA.
Essa, aliás, é uma das apostas do presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, para adequar o porto organizado às novas demandas por embarque e desembarque de carga, a fim de melhorar a infraestrutura portuária santanense a partir da geração de receitas com o aumento da movimentação de carga no local, bem como o incentivo à construção de portos particulares. “A gente vê com bons olhos [a aprovação da MP], principalmente no nosso caso, com o desabamento de um porto privado que operava na nossa poligonal”, reafirma Tork.
Os opositores da MP dos Portos criticam a proposta dizendo que o argumento de modernização do serviço portuário é, na verdade, a privatização do setor para atender a interesses de empresas que querem se favorecer do serviço público.
Prejuízos
De acordo com o presidente da CDSA, 50% do faturamento da Companhia vinha do funcionamento do porto da Anglo. Mas esse impacto só deve ser sentido a partir dos próximos meses por conta dos prazos de pagamento. Para 2013, a estimativa de faturamento era de R$ 15 milhões.
Para alcançar essa meta, a CDSA aposta na exportação de minério das empresas Anglo Ferrous e Unamgen Mineração e Metalurgia S/A que passarão a utilizar a estrutura do porto. “Também contabilizamos nestes primeiros meses do ano, o aumento da movimentação de contêineres de caulim e madeira. Além disso, outras empresas já se mostram interessadas em movimentar outras cargas por aqui”, diz Edival Tork.
Impasses
As dificuldades em otimizar o transporte de minério pelo porto organizado da Docas de Santana passam pela falta de equipamentos e espaço físico. A CDSA já cedeu um espaço para a Unamgen estocar minério – o que já começou a ser feito no último dia 5. Inicialmente a previsão de fazer o primeiro embarque de carga era para 28 de maio, mas a data foi adiada para 3 de junho.
Enquanto, a Unamgen Mineração e Metalurgia levava dois dias para carregar um navio de 45 mil toneladas no porto particular da Anglo Ferrous, na Docas de Santana a demora será de quatro a cinco dias, estima o presidente da Companhia. Tudo porque o porto não tem equipamento adequado que permite reduzir o tempo do carregamento do minério do local onde fica estocado para o navio.
“Não temos como transportar a mesma quantidade de minério no mesmo tempo que era feito no porto da Anglo. Precisamos melhorar nossas condições de embarque de minério. Não tem carreta. E mesmo que tenha, se colocar uma atrás da outra, não dá. As vias também estão deterioradas. É necessário investimento”, lamenta Edival Tork.
A Unamgen Mineração deve continuar transportando de um a dois navios de minério por mês pelo porto da CDSA. Já a Anglo Ferrous, que chegava a transportar de 10 a 12 navios de 45 mil toneladas em 30 dias, poderá transportar no máximo quatro mensalmente, em função dessa dificuldade de infraestrutura. Até porque, a empresa Zamapá Mineração S/A já tem um contrato com a Companhia Docas de Santana para utilização do porto para transporte de minério.
As obras de recuperação das vias de acesso à CDSA, aliás, que foi uma necessidade apontada antes mesmo, de a Anglo e Unamgen manifestarem interesse em utilizar o porto tem sido pauta de várias reuniões entre as empresas, representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Santana e CDSA. O custo já foi definido e - após muitas resistências - rateado entre a Anglo, Unamgen, Zamapá e Amapá Florestal e Celulose S.A (Amcel), que serão as responsáveis pelos serviços, previstos para iniciar na semana que vem.
A GAZETA

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nota Técnica da ANS pode decretar liquidação extrajudicial da Unimed Macapá

Uma Nota Técnica que está sendo feita pela Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) selará o futuro da Unimed Macapá. O prazo para que a operadora do plano de saúde procedesse a alienação das carteiras terminou ontem, mas a execução da determinação da ANS só deve acontecer depois que for editada a nota técnica que levará em consideração a argumentação do recurso administrativo interposto pela Unimed.
Segundo a assessora de imprensa da ANS, Isabella Eckstein, depois de confeccionada, a Nota Técnica será submetida à diretoria colegiada da ANS. Ela não quis estipular um prazo, mas disse que será em breve.
A Nota Técnica é quem definirá como a Unimed Macapá sairá do mercado regulado de prestação de serviços de plano de saúde. Há duas situações possíveis. Se a decisão for pelo cancelamento do registro perante a ANS, a Unimed pode continuar atuando, por exemplo, como rede prestadora de outras operadoras. Se a decisão for pela liquidação extrajudicial, a operadora será fechada definitivamente.
Segundo os tramites na ANS, com dívidas milionárias no mercado, dentre elas, R$ 5 milhões só de impostos devidos e não pagos à Prefeitura de Macapá o desfecho mais provável seria a liquidação extrajudicial. O passivo da Unimed, que chegaria a casa dos R$ 20 milhões, tecnicamente deixa o plano sem opções de gestão do rombo ao mesmo tempo em que presta serviços aos segurados. Pelas normas de regulação do setor, a integridade da prestação de serviços aos usuários está ameaçada e por isso o plano teria que ser fechado.
Portabilidade especial
Em caso de não haver operadoras interessadas em assumir a carteira de 38 mil clientes, a Agência fará uma oferta pública, convocando operadoras interessadas em adquirir os clientes. 
A ANS também pode determinar um regime de portabilidade especial ou extraordinária, segundo também informou a assessora de imprensa da ANS Isabella Eckstein.
Neste caso os clientes devem eles mesmos procurar uma nova operadora de plano de saúde, com vantagens da troca, basicamente sem ter de cumprir carências de atendimento e terem mantidas integralmente as condições vigentes dos contratos adquiridos sem restrições de direitos ou prejuízos para os beneficiários.
Fundada em 1985, a Cooperativa Unimed Macapá era o maior plano de saúde do Amapá. Em 2012 os números apontavam 188 médicos cooperados e 287 funcionários. A Unimed também foi o primeiro plano privado a inaugurar um hospital próprio em 1997. De lá para cá a estrutura não cresceu, ao contrário dos segurados. Segundo informações obtidas por A Gazeta, estima-se que cerca de 90% de sua rede credenciada tenha cancelado o atendimento por falta de pagamento.

Justiça Eleitoral recebe denúncia contra deputada Marília Góes

Denúncia do Ministério Público Eleitoral no Amapá (MPE-AP) contra a deputada estadual Marília Góes foi recebida pela Justiça Eleitoral na sessão da última quarta-feira, 15. A peça de acusação foi protocolada em outubro de 2012. 
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) instaurou ação penal para apurar a prática do crime eleitoral de compra de votos. Recebida a denúncia, o relator vai designar dia e hora para o interrogatório da acusada e das testemunhas.
Segundo a denúncia, em 2008, quando secretária estadual de inclusão e mobilização social, Marília teria prometido benefícios de programas sociais em troca de votos. Para pagar pelas supostas benesses, as pessoas eram coagidas a votar em Roberto Góes, candidato à Prefeitura de Macapá, naquele ano.
Conforme gravação periciada pela Polícia Federal, a então secretária prometeu kits para bebês a gestantes, kits habitação e um novo programa social para filhos das beneficiárias do programa Renda Para Viver Melhor. As promessas foram feitas em reunião na sede da Colônia de Pescadores do Perpétuo Socorro.
No áudio, Marília Góes pede apoio e votos para Roberto Góes em troca dos benefícios. Na ocasião, ela afirmou que o pagamento de bolsas e cadastramento de pessoas em programas sociais, em vez de em novembro, seria antecipado para outubro, desde que o candidato vencesse no 1º turno. Após pedidos de votos, foi ressaltado que somente haveria parceria entre governo e Prefeitura com a vitória de Roberto Góes.
Em depoimentos à PF, eleitoras beneficiárias confirmaram a prática ilícita de compra de votos mediante as promessas de assistência social. Disseram que além de Marília Góes estava presente na reunião uma outra mulher. Essa, teria perguntado se todos sabiam o número de Roberto Góes. No encerramento, houve distribuição de material do então candidato.
A conduta de Marília Góes, se confirmada pela Justiça, representa aliciamento de eleitores (compra de votos), segundo o Código Eleitoral. De acordo com a lei, a promessa, independente da efetiva entrega do benefício, é crime com pena de reclusão de até quatro anos e pagamento de multa.
Diário do Amapá

domingo, 12 de maio de 2013

Vamos Gritar Juntos: Basta à Violência e o Extermínio de Jovens!

A primeira e Grande Marcha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, ocorrerá em Santana, no dia 18 de Maio. A Concentração será na Praça do Paraíso, às 15h00min. O evento é uma campanha promovida pelas Pastorais da Juventude que possui como tema : “Vamos juntos gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!”, o qual vem sendo realizada desde 2009.
A Campanha levou à sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio, bem como ao longo dos anos, pressionou o poder público para o enfrentamento da mortalidade juvenil por meio da garantia dos direitos da juventude.
campanhamarcaImportante também ressaltar o engajamento de diversas organizações (eclesiais e da sociedade civil), assim como de um grande número de grupos juvenis na construção da Campanha até agora. Nessa articulação uma grande parceria sempre foi a Conferência dos/as Religiosos/as do Brasil (CRB Nacional), envolvendo a vida religiosa na pauta sobre a vida da juventude.
Entretanto, a situação de extrema vulnerabilidade e violência ainda está presente na imensa maioria dos jovens brasileiros/as, com ênfase entre a juventude empobrecida. A firme atuação de todos os segmentos da sociedade civil e do poder público para garantir o direito dos jovens à vida digna e ao seu pleno desenvolvimento deve ser cada vez mais fortalecida.
Deste modo, a ação de conscientização e mobilização da Campanha Nacional contra a violência o extermínio de jovens dá um novo passo:
Para darmos início a esta nova etapa da Campanha, a Pastoral da Juventude (PJ), em parceria com a CRB Nacional, com o apoio da Porticus América Latina e de outras organizações, realizará, de 3 a 5 de maio de 2013, em Brasília/DF, o Seminário Nacional da Campanha contra a violência e o extermínio de jovens, tendo como objetivo desencadear novas ações articuladas com organizações envolvidas na defesa da vida da juventude.
É necessário denunciar o avanço da violência e propor saídas para esta realidade como a ampliação dos direitos humanos e valorização dos marcos da cidadania. O engajamento e fortalecimento dos grupos de jovens para a Campanha Nacional, bem como a capacitação técnica das representações de jovens dos regionais da CNBB, também serão pontos prioritários do Seminário.
Para saber mais sobre o Seminário Nacional, entre em contato com o jovem Coordenador Nacional da Pastoral da Juventude (CNPJ) e/ou o jovem referência do projeto “A Juventude quer viver” do seu regional. Acompanhe também pelas redes sociais da PJ o lançamento, quinzenal, de novos temas norteadores da Campanha. Qualquer dúvida entre em contato conosco. O e-mail da secretaria nacional ( secretarianacional@pj.org.br ) também está disponível para mais informações.
Fonte: Pastoral da Juventude

AS AVENTURAS DE PI - Esta é a minha versão da história. Qual é a sua?

Não faz parte de minha pretensão aqui narrar em detalhes o filme, pois minha verdadeira intenção é de que você possa assisti-lo. 
“As Aventuras de Pi” (The Life of Pi), filme mais premiado do Oscar de 2013 (Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Trilha Sonora e Melhor Diretor), aparentemente parece apenas se tratar de um longa com belas imagens que enchem os olhos do telespectador.
O filme, resumidamente, se trata da história de Pi (Piscine Molitor), que é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. 
A solução encontrada pelo pai de Pi é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde toda a família viajava acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com um tigre de bengala chamado Richard Parker. 
A estrutura narrativa do filme é simples, inicia com o protagonista, ou seja, Pi, interpretado por Irrfan Khan, já adulto, contando a um escritor (Rafe Spall), as aventuras que experenciou em um bote salva-vidas.
O filme é repleto de simbolismos e significados. O conteúdo latente possui a pretensão de aprofundar sobre questões teológicas, filosóficas e psíquicas. Tornando-o sedutor e traiçoeiro.
A primeira questão a ser levantada pelo autor é acerca da existência de um ser supremo e a forma como os seres humanos buscam se relacionar com ele. O filme também provoca um processo de reflexão sobre as diversas motivações que levam o ser humano a buscar DEUS. No caso específico de Pi observa-se que a solidão e necessidade de busca pelo perdão tornaram-se parte dessas motivações. 
É impressionante como o filme demonstra a importância da religião, não somente como aspecto cultural (uma vez que são abordadas várias religiões), mas também como um meio de defesa do aparelho psíquico para que o ser humano não perca o autocontrole, chegando à desenvolver o processo de loucura. 
Do ponto de vista teológico, observa-se que o filme trata do conflito existente entre religião e ciência através da visão de Pi - que defende claramente a ideia de que todas as religiões podem conduzir a DEUS - e de seu pai, o qual é retratado como materialista e defensor da ciência como fonte última da verdade. Além disso, é trazida como foco de discussão, a visão relativista que permeia a escolha do ser humano em seguir ou não, uma ou outra religião com o intuito de ir ao encontro de DEUS.
Destaco também alguns momentos em que o autor nos remete à situações do nosso próprio cotidiano e a forma como "tentamos" nos relacionar com DEUS.  O jovem Pi busca respostas à suas perguntas, às suas angústias, às suas perdas e no auge do conflito interno faz orações, ora pedindo auxílio, depois agradecendo e se despedindo da vida, e em outros momentos, se revolta contra DEUS. 
Quanto aos personagens, devo admitir que achei incrível a ideia de colocar animais representando seres humanos. Contudo, gostaria aqui de falar somente sobre o Tigre, por acreditar que essa foi a grande sacada do autor.. 
Podemos interpretar Richard Parker como uma alusão à natureza primitiva e instintiva de Pi - essa associação se confirma quando Pi se vê ao olhar fixamente nos olhos do animal (nós projetamos nos olhos dos outros o que há em nós mesmos). Pois bem, ao longo do filme, Pi precisa enfrentar seu lado sombrio, instintivo e cruel, ou seja, esse "lugar" que existe dentro dele (ou seja, de todos os seres humanos) e que foi provocado a se revelar a partir da morte de sua mãe. De igual modo, Pi também precisava garantir sua própria sobrevivência.
Se pensarmos em nós mesmos, como será que reagiríamos diante do assassinato de alguém que nos proporcionou a vida? Quantas vezes gostaríamos de externar todos os nossos desejos mais maléficos e repugnantes quando estamos diante de situações limite? O que faríamos para 
garantir nossa sobrevivência ou de pessoas importantes em nossas vidas? 
Especialmente, achei interessante a lógica do filme em utilizar o tigre Richard Parker, uma vez que remete ao processo de introjeção feito pelo pai de Pi, em uma situação onde o jovem, quando criança, tentava alimentar o animal e foi repreendido pela figura paterna. A partir de então, Pi compreendeu que determinados animais possuem uma natureza traiçoeira e perigosa, portanto, o ideal seria não afrontá-los. Analisando essa informação apresentada no filme, poderíamos estão inferir que o pai de Pi quis dizer: "filho, não tente trazer a tona a natureza perversa que existe dentro de você, pois você poderá não suportá-la. É preciso ter sensatez e autocontrole". 
O oceano, o qual é bastante evidenciado no filme, representa o nosso inconsciente. Uma natureza ora encantadora e que proporciona o alimento necessário para a sobrevivência e, em outros momentos, se mostra apavorante e com um furor destrutivo. 
Sem dúvida, o auge da perversidade psíquica vivenciada por Pi, ocorre na ilha "carnívora", pois para um jovem vegetariano, ver o tigre alimentar-se de animais seria, necessariamente, deixar de vez o resto das crenças que ainda possuía. Por isso, a ilha acabaria matando Pi, ou seja, o processo de loucura tomaria conta dele. 
No final, quando Pi volta a civilização é preciso que o "Tigre" retorne para a floresta do inconsciente e que a razão assuma seu lugar, o do consciente.

Esta é minha versão da história. Qual é a sua? 

Por Elizabeth Guedes

Dia das Mães


A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.


O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.

No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Texto compilado das seguintes fontes
- Pesquisa de Daniela Bertocchi Seawright para o site Terra, 
http://www.terra.com.br/diadasmaes/odia.htm
- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.
- Revista Vtrine - artigo - Abril, S.P., 1999

Operação “Confictus” da PF envolvendo IFAP, INSS AP, UNIFAP e DSI

Na manhã de ontem, 9, a Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF) deflagraram a operação “Confictus”. A operação investiga duas fraudes, ambas envolvendo processos licitatórios ligados a órgãos federais, as empresas investigadas foram a M.S LTDA e a M.C E S. LTDA. 
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, um de suspensão de exercício de função pública, onde foram apreendidos diversos documentos e mídias para análise. Os crimes foram praticados por representantes de empresas prestadoras de serviços de vigilância e segurança, com a utilização de atestado de capacidade técnica falso.
Segundo o chefe da CGU, Fábio Braga, após as noticias que saíram em outubro do ano passado na imprensa local, uma empresa teria apresentado atestado de capacidade técnica falso.
Com isso, houve um levantamento identificando outros órgãos federais que teriam contratado essa empresa. O trabalho de auditoria nesses locais comprovou que o atestado usado pela empresa era falso, a partir disso foi emitido relatório e a CGU acionou a Polícia Federal.
A empresa apresentou documentação falsa em quatro órgãos: Instituto Federal de Educação do Amapá – IFAP, INSS/AP, Distrito Sanitário Indígena/AP e Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.
Ainda no curso das investigações foi apurado o direcionamento de licitação na Funasa/AP em favor de outra empresa prestadora de serviços de limpeza e conservação, que tem como sócio o filho de uma servidora da Funasa, responsável pela contratação da empresa, sendo ainda o mesmo sócio da empresa de vigilância alvo da operação.
Os contratos somam aproximadamente R$ 2 milhões.

NA LUTA!

Os Professores da rede pública de ensino no Amapá iniciaram nesta terça-feira (7) uma paralisação nas escolas estaduais. Eles buscam uma negociação com o Governo do Estado, para que cumpra o Piso Salarial Nacional. Eles pedem também maior valorização da educação, além da revolta por conta da aprovação do projeto de lei de autoria do governo do estado que determina a incorporação da regência de classe dos professores ao salário base.

Durante o movimento, alguns professores estavam com faixas com mensagens do movimento, além de panfletagem e cartazes informando a população das reivindicações. A coordenação do movimento ficou a cargo do Sindicato, por meio do presidente e professor, Aroldo Rabelo. As tentativas de negociações seguirão e o estado de greve vai permanecer até haver um acordo com GEA para uma solução. Os professores ainda seguiram por algumas ruas e avenidas de Macapá para demostrar o descontentamento com o Estado.
Em nota a Secretaria de Estado da Educação (Seed), informou que hoje 7, iria ser normal o expediente nas escolas públicas estaduais. As mesmas estavam sendo orientadas a continuarem com suas atividades normais. 
A Seed pede aos pais que levem seus filhos para a instituição de ensino, pois poucas escolas irão aderir ao movimento do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), que está prejudicando a educação do Estado, uma vez que o governo está se mostrando sensível aos anseios da categoria. Na sexta feira (10), os professores da rede estadual de ensino reuniram-se na praça Chico Noé, e seguiram em caminhada pelas ruas da zona norte da cidade, com o objetivo de que a lei que incorpora a regência de classe ao salário base seja revogada e que seja aberta uma mesa de negociação com o governador de Macapá.
Jornal Extra Amapá

Prefeita de Calçoene na mira de "pistoleiro"

A Prefeita do município de Calçoene, Maria Lucimar Lima (PMDB) viveu momentos de medo, apreensão e pânico, na última quinta-feira (9). O dia da prefeita foi pontuado por uma série de ligações de um homem que se identificou como um assassino profissional contratado para mata-la.
Segundo contou a prefeita o homem não se reservou nem dar nome e sobrenome e até relatou o que seria sua própria ficha criminal. O pistoleiro profissional seria Francisco Alberto Augusto Fonseca, conhecido pelo apelido de “Beto” ou “'Roque”. Ele estaria foragido da penitenciária da cidade Pau de Ferro, no Rio Grande do Norte, há 16 anos e chegou ao Amapá contratado para assassiná-la.
Durante os telefonemas, o homem relatou à prefeita Lucimar, que estaria em Santana e deveria ter viajado até Calçoene para executar o contrato que seria executa-la, mas por não ter recebido o dinheiro combinado, decidiu procura-la e revelar todo o plano. O homem que se identificou como assassino, pediu que a prefeita depositasse numa conta bancária R$ 1,2 mil para que ele e um comparsa deixassem o Estado.
De acordo com a prefeita Maria Lucimar, em um dos telefonemas, o homem que se identificou como “Roque” chegou a relatar vários crimes que já teria cometido em sua “carreira” profissional. Entre os homicídios relatadas estariam testemunhas, autoridades judiciais, promotores e policiais. As conversas a deixaram em estado de choque.
“O homem chegou a dizer que eu era uma pessoa ‘abençoada’ porque continuaria viva e não seria mais alvo de seu ‘trabalho’. Ele foi muito frio ao dizer :‘só não vou te matar, porque não me pagaram”, contou ela a reportagem de A Gazeta por telefone ontem.
Para a delegada Carmem Cristina, as investigações levam em consideração que tudo pode ter sido um trote de pessoas má intencionadas com o objetivo de extorquir dinheiro da prefeita. Mas as demais linhas de investigação não estão descartadas.
Plano Frustrado
O homem que se intitulou como Francisco Alberto Augusto Fonseca, revelou em um dos telefonemas que seria contratado por um político amapaense para executar a morte da prefeita. Pelo serviço ele receberia o valor de R$ 30 mil. Para chegar em Santana, ele e um comparsa teriam recebido R$ 2 mil como sinal. Ao chegar à cidade deSantana, os dois criminosos não receberam a outra parte da negociação e não teriam conseguido mais contato nenhum com o mandante.
A prefeita Maria Lucimar, disse que o nome do político que teria encomendado sua morte foi citado pelo suposto assassino mas ela preferiu não revelar por orientação da Polícia. Para executar o trabalho a dupla iria até Calçoene e depois de estudar a rotina da prefeita iriam executa-la. Desde sexta-feira, Maria Lucimar está sob proteção do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Investigação
O que intriga é que uma rápida pesquisa na ficha criminal do nome dado pelo homem que falava ao telefone com a prefeita, constam diversos homicídios em diferentes lugares do Rio Grande do Norte e a informação que está foragido há mais de 16 anos, como o individuo afirmou, foi publicada inclusive no portal de informações G1. A história do pistoleiro envolve um confronto que teve com polícia no ano passado.
O número de telefone usado e a conta bancária, que o suposto pistoleiro informou a prefeita, também são do mesmo lugar de origem do Francisco Alberto Augusto Fonseca. Mas a delegada Carmem Cristina levanta a suspeita
de trotes para golpes ou para assustar a prefeita, mas descarta nenhuma hipótese.
A GAZETA