sábado, 7 de abril de 2012

PMM garante reajuste de 8% aos servidores municipais

O prefeito Roberto Góes anunciou ontem que vai conceder reajuste linear de 8% aos servidores públicos municipais. No caso do Magistério, o reajuste é maior e será de 23% em abril e 8% em novembro, totalizando 31%, o que fará com que o salário dos professores municipais ultrapasse o valor pago aos docentes do Estado e se aproxime do piso salarial nacional.
Os projetos de reajuste foram encaminhados à Câmara de Vereadores na segunda-feira, 2, e serão apreciados em plenário, como forma de garantir que o benefício seja garantido na remuneração paga no final de abril.
Nos últimos quatro anos, o prefeito Roberto sempre tem concedidos reajustes acima da inflação. No primeiro ano de mandato, em 2009, mesmo com a inflação acumulada sendo de pouco mais de 4%, o reajuste naquele ano chegou a 8%. Em 2012, o INPC acumulado é de 6.5%, mas o reajuste também será de 8%.
Para a Guarda Municipal, além do reajuste, a categoria ganhou a regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, instituindo faixas salariais, de acordo com o tempo de serviço. Os auditores e fiscais de tributos também comemoram conquista semelhante. 
Na Saúde, os agentes comunitários e de endemias passaram para o quadro estatutário, incorporando inúmeros benefícios. Quanto aos médicos, foi feita a equiparação dos salários pagos aos estatutários e seletistas.
Na Educação, as conquistas foram bem maiores. No ano passado foram 22% de reajuste. No mesmo período o Estado concedeu pífios 3%. Este ano serão 31% e no ano de 2013, a expectativa é reajustar o salário em 26%, garantindo que os professores atinjam o piso salarial nacional.
Por mês, a prefeitura paga cerca de R$ 600 mil em gratificações a docentes que concluíram o ensino superior além de R$ 200 mil em progressões. Hoje não existe nenhum processo de promoção ou progressão pendente de pagamento na Secretaria Municipal de Administração (Semad). Os processos em curso estão ainda na Secretaria Municipal de Educação (Semed), aguardando despacho.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Macapá, Vicente Neto, o prefeito Roberto Góes vai entrar para a história como o gestor que mais investiu no funcionalismo público. “O servidor consegue ser ouvido, coisa que não acontecia em administrações passadas”, desabafa. A Gazeta por Ascom/ PMM.

Nenhum comentário: