terça-feira, 24 de janeiro de 2012

COMUNICADO SOBRE PMK

São Paulo, 11 de janeiro de 2012.
Em face dos inúmeros rumores infundados e sempre não identificados, a Vetor Editora vem esclarecer a seus clientes e a toda comunidade acadêmica e profissional da psicologia, sobretudo a seus distribuidores, alguns fatos importantes a respeito do teste Psicodiagnóstico Miocinético (PMK).O Conselho Federal de Psicologia (CFP) estabeleceu desde 2002 um sistema de avaliação permanente dos instrumentos psicológicos em uso no mercado: o SATEPSI. Além de novos materiais a serem lançados, novas versões das atuais técnicas comercializadas são periodicamente submetidas ao órgão parar aprovação e continuidade do uso.Como acontece com todos os outros instrumentos, próximo à data de revalidação do material, novos estudos sobre o PMK foram encaminhados ao CFP em 2009. Contudo, no final de 2011, os técnicos em psicometria do SATEPSI, por meio dos conselheiros da atual gestão do CFP, encaminharam a Vetor Editora e a seu Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento um parecer preliminar de que os estudos apresentados em 2009 não estavam conclusivos e determinaram um novo prazo para reenvio de análises e pesquisas complementares.Tais medidas foram prontamente tomadas pela Vetor, com base em novas amostras de aplicações e análises estatísticas mais complexas. Até o presente momento, nenhum pronunciamento oficial ou extraoficial do CFP foi divulgado sobre a nova análise. Portanto qualquer notícia de reprovação ou retirada do PMK como técnica válida para uso de psicólogos é incorreta e inverídica.
Acreditamos que, por toda a história que o PMK representa na psicologia, bem como a consistência dos novos dados que estão sendo encaminhados ao CFP, o desfecho natural será de reaprovação do teste, como de praxe acontece com outros instrumentos dessa e das demais editoras psicológicas do País.
Estes, em verdade, são os fatos ocorridos até hoje e esperamos contar com toda a categoria no sentido de não propagar notícias que venham causar transtornos à sociedade, ferindo a imagem da avaliação psicológica e da própria psicologia.
Na certeza de estarmos dando continuidade à política de transparência e boa comunicação com nossos parceiros distribuidores, despedimo-nos. Atenciosamente.


Flavio Costa
Diretoria da Vetor Editora
       emkt.vetoreditora.com.br

Nenhum comentário: