sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - ESPORTE, CULTURA E VARIEDADES

Amapá ganhou Instituto de Esportes Adaptados


Com o intuito de melhorar a pratica esportiva dos deficientes, um grupo atletas criou o Instituto de Esportes Adaptados do Amapá Equador Rodas. O local existe desde o dia 20 de outubro, mas foi agora, no dia 13 de dezembro, que foi registrado. Por meio dele, o grupo busca mais atletas para atuar nas modalidades basquete sobre rodas, tênis de quadra, tênis de mesa e handebol.
O Instituto de Esportes Adaptados do Amapá Equador Rodas tem como presidente Ernesto Dias Neto, vice-presidente Kléverton Barbosa e o diretor de Esportes Agnaldo Ricardo, o Sabará.



Oratório foi declarado campeão estadual do Amapá Após meses com caso se arrastando na Justiça Desportiva, em Novembro o Amapá conheceu o campeão de 2012 
                

Confira os detalhes: http://justicadesportiva.uol.com.br/43146-EM-DECISAO-DO-PLENO-ORATORIO-E-DECLARADO-CAMPEAO-ESTADUAL-DO-AMAPA.html


IFA aprovou Estádio Zerão como Centro de Treinamento de Seleções

Nos mês de Novembro, o secretário de Desporto e Lazer do estado do Amapá, Rogério Salvador recebeu documento do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 aprovando o Estádio Milton de Souza Corrêa, o “Zerão” para constar na primeira versão do Catálogo Oficial de Centro de Treinamento de Seleções (CTS).
De acordo com o COL, 279 estádios foram inscritos, sendo que 244 já foram inspecionados. No dia primeiro de agosto, 76 CTS foram aprovados tecnicamente, sendo que apenas 54 tiveram seus contratos assinados. Entre os aprovados na primeira versão do catálogo, 30 estão localizados na região Sudeste, 14 na região Sul, quatro na região Norte e três nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.
Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servirão como base para as equipes durante a Copa do Mundo da FIFA. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Para constar no Catálogo de CTS, os hotéis candidatos precisam assinar contrato com a empresa de hospitalidade da FIFA e os campos de treinamento têm de firmar acordo com o COL. O gerente de Competições do COL e responsável pelas vistorias, Frederico Nantes disse que as seleções já podem indicar suas preferências para a FIFA, mas a escolha final só acontecerá depois do sorteio das chaves da Copa do Mundo. Segundo Nantes, com o lançamento da primeira versão, o COL se aproxima do número mínimo de CTS que devem ser oferecidos pelo Brasil.

Atletas são recebidos com festa no Aeroporto Internacional de Macapá 

A equipe masculina de basquete do Amapá, medalha de prata das Olimpíadas Escolares, foi recebida com festa pelos pais, professores, familiares e amigos na noite desta segunda-feira, 10, no Aeroporto Internacional de Macapá. As Olimpíadas Escolares 2012 – Etapa Nacional de 15 a 17 anos, realizadas da cidade de Cuiabá (MT), no período de 25 de novembro a 8 de dezembro de 2012.
O Amapá conquistou 5 medalhas: Ouro no Tênis de Mesa por Equipe - Jorge Lucas Mareco (Escola Santa Bartolomea); e Caio Lobato Silva (Escola Podium). Bronze - Tênis de Mesa individual - Caio Lobato Silva (Escola Podium). Bronze - Judô Masculino - Ligeiro - Júlio de Oliveira Vilhena (Escola Estadual Barroso Tostes). Prata - Taekwondô Masculino - Médio - Assis Tavares Filho (Escola Estadual Maria Carmelita Prata).
A delegação oficial do Amapá foi formada por 160 pessoas, entre atletas, dirigentes, professores de educação física (treinadores) e fisioterapeuta. A participação dos atletas foi possível graças ao apoio do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que custeou as passagens aéreas para o deslocamento dos atletas.
Nas Olimpíadas Escolares faixa etária 12 a 14 anos, em Poço de Caldas (MG) participaram 148 atletas, não trouxeram medalhas, mas melhoraram muito suas colocações nacionalmente. Somando as duas competições, houve a participação de mais de 300 pessoas com o apoio do governo do Estado.


Marcello Novaes e Rodrigo Santoro surfam no Amapá
Marcello Novaes, Rodrigo Santoro, Luciano Huck, Marcelo Serrado e Carlos Burle viajaram para o Amapá para gravarem um quadro para o programa Caldeirão do Huck (Globo).

                 


Garoto humilde do Perpétuo Socorro ganhou os tatames do TUF Brasil 

Destaque do Norte do Brasil, John Teixeira, ou John Macapá, como é conhecido no meio esportivo, ganhou notoriedade por conseguir entrar no Reality Show da Rede Globo.
Já consagrado como um dos melhores do país, competiu para entrar na casa com o santanense Fabrício Guerreiro, que perdeu o primeiro embate e saiu. John ganhou a consideração e respeito dos organizadores que, independente do resultado, o convidaram para participar da grande final, no estádio Engenhão, em junho.
Na estreia, John enfrentou o paraibano Giovanni Soldado que foi derrubado pelo amapaense e vencido com uma chave de braço. Para chegar a esse nível técnico, John Macapá colocou o talento e intuição nas mãos de experientes profissionais que trabalharam mente e corpo do atleta. O treinador Orlando Júnior relata que foi necessário um trabalho em conjunto que uniu um empresário de faro aguçado, treino das artes específicas, preparação física, alimentação adequada, marketing especializado e oportunidade. “MMA é um mix de artes, mas para ter retorno é preciso também uma mistura de profissionais que acreditam no atleta”.
O retorno a que o treinador se refere é o cartel de John Macapá: tem 14 lutas, sendo 13 vitórias e um empate. Ele já lutou com atletas reconhecidos nacionalmente, como Guilherme Kioto, Jamil Silveira, Paulo Diniz e outros, e foi destaque em competições em várias cidades do país. O agente de marketing, Yuri Pelaes, fala que John é um atleta impar por saber conduzir sua carreira com humildade e dedicação, o que facilita a comunicação com seus preparadores. “Ele é obediente, sabe que tem que se cuidar para render no octógono. Trata-se de todo um preparo para que haja equilíbrio constante entre alimentação, peso, mente e compromisso profissional”, disse Yuri. 
A luta de John para chegar onde está começou há 7 anos e dando sinais que venceria pela persistência e dedicação. Morador do bairro Perpétuo Socorro, em 2005, apenas com experiência em capoeira, John procurou o professor Orlando para trocar serviço na academia por treino. Negócio fechado, ele começou a aprender técnicas de todos os esportes que compõem o MMA. Jiu-Jitsu, Muay-Thai, boxe, todas foram ensinadas e assimiladas por John, que ainda assinava Teixeira.
Nestes anos interrompeu duas vezes a luta por um lugar no disputado octógono de campeões. Uma para operar o joelho, maltratado pelos treinos, e outra por um acidente quase fatal durante uma luta que lhe rendeu uma hemorragia interna e duas paradas cardíacas. De menino carente de bairro periférico, John nunca deixou de insistir e acredita em si próprio e em Deus. Sua rotina em Macapá é treinar três vezes por dia e estar sempre se preparando para o próximo embate. A luta é sua paixão e um meio da ganhar a vida. Ele faz parte do seleto grupo de atletas do Amapá que se enfrentam nas competições que, seguem o ritmo do país e acontecem uma vez por mês.





Piratas da Batucada foi o campeão com o samba “O vale encantado"

Piratas da Batucada foi o grande campeão com o samba “O vale encantado do Tapajós”, de autoria de Meio Dia da Imperatriz, Rangel do Cavaco, Jurunas Zona Sul e Tysson Tyassu, defendido por Meio Dia, Taysson Tyassu, Marcelo Zona Sul e Aldo. Império do Povo foi o vice-campeão e o Boêmios do Laguinho ficou em terceiro lugar
Fontes: Entretenimento R7, SEDEL, A Gazeta, Alcinea Cavalcante

Nenhum comentário: