sábado, 26 de janeiro de 2013

CD do Carnaval com foto de Randolfe ganha projeção e gera polêmica sobre auto-promoção


A capa do CD que traz os sambas de enredo das escolas do grupo especial e de acesso do carnaval amapaense que estampa a foto do senador Randolfe Rodrigues (PSOl) como destaque, ganhou projeção nacional ontem e acabou gerando polêmica localmente.Randolfe, que desfilou no ano passado na diretoria da escola Maracatu da Favela, cuja foto rendeu a capa do CD, prepara-se para sair este ano também na escola Piratas da Batucada. “Eu não sei sambar coisa nenhuma, mas eu curto carnaval. No Amapá, não tem como não gostar de carnaval. A tradição é muito forte”, disse o senador ao portal G1 das Organizações Globo.
Segundo a repórter do G1, Iara Lemos, Randolfe está na capa do CD porque, pela regra das escolas do Amapá, a vencedora do ano anterior tem o direito de levar a capa. Randolfe desfilou na diretoria da Maracatu da Favela em 2012. A escola fica no mesmo bairro em que o senador mora desde os oito anos. Na foto, Randolfe aparece desfilando na avenida, e mandando beijos para a plateia.
Depois que as redes sociais se encarregaram de repercutir a reportagem do portal, um embate entre militantes do partido do governo estadual e defensores do PSOL foi travado. A temperatura aumentou depois que o coordenador de eventos do Governo do Estado, Jean Alex Nunes, que acumula o cargo de presidente da Junta Comercial do Amapá (Jucap), acusou o senador Randolfe Rodrigues de estar se promovendo com o dinheiro público.
“O Senador que quer moralizar o Senado, não deveria permitir que sua imagem fosse usada (Sic) num material pago com dinheiro público. Auto-promoção com verba pública é crime”, atacou ele, em sua conta na rede de microblogs Twitter.
De acordo com Alcinéa Cavalcante, uma das mais antigas integrantes da Maracatu da Favela, esta é a primeira vez que um político sai na capa do CD das escolas de samba do Amapá. Segundo ela, não houve reclamação por parte de outras escolas com relação a escolha de Randolfe. “Ter um senador no carnaval aqui do Amapá é raro. É a primeira vez que um senador sai, estando no mandato de senador, desfilando em uma escola de samba", disse ao Portal G1.
Neste ano, além de repetir desfile na diretoria da Maracatu da Favela, Randolfe Rodrigues ainda vai desfilar no carro abre-alas da Piratas da Batucada. As duas escolas desfilam no sábado de carnaval.
O samba enredo Piratas da Batucada fará uma homenagem ao primeiro governador do Amapá Janary Nunes, que governou o estado no período entre 1943 a 1956. Em junho do ano passado, Randolfe propôs uma sessão solene no Congresso em homenagem ao centenário do nascimento do ex-governador.
FONTE: A GAZETA AMAPÁ

Nenhum comentário: