quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Entendendo o ENEM sem dificuldade!

1. O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio. O Enem é usado desde então como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras.



2. Para que serve o Enem?

O principal objetivo do Enem é a avaliação do desempenho dos alunos que estão terminando o Ensino Médio. Isso permite o acompanhamento da qualidade do ensino no país e a implementação de políticas públicas.
Para os estudantes, o Enem pode servir como vestibular para muitas instituições de Ensino Superior públicas ou privadas. Atualmente, mais de mil faculdades fazem usam o Enem em seus processos seletivos. 
Desde 2004, o exame também é porta de entrada para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, que distribui bolsas de estudo em faculdades particulares. Em 2010 a participação no Enem também se tornou obrigatória para pedir o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). 
Também é possível, desde 2009, entrar em universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa o Enem como prova. O exame também ganhou a função de servir como prova de conclusão de Ensino Médio para maiores de 18 anos, no lugar no antigo Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceeja)

4. O que é o edital do Enem?
É um informativo oficial elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) com as regras, detalhes e orientações para a prova. O edital do Enem deste ano foi publicado em maio no Diário Oficial da União e pode ser lido na íntegra aqui.

5. O Enem ocorre quantas vezes por ano?
O Enem ocorre apenas uma vez ao ano. No entanto, de acordo com a presidente Dilma Rousseff, o exame deve ocorrer duas vezes ao ano a partir de 2013.

6. Como é a prova do Enem?
O exame é composto de 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro partes, e uma redação. Cada parte da prova possuí 45 questões de: 
- linguagens e códigos, em que são cobrados conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol);
- ciências humanas, que aborda questões de geografia, história, filosofia e sociologia;
- ciências danatureza, que traz perguntas sobre biologia, química e física;
- matemática.

7. Existe idade mínima para fazer o Enem?
Não, mas o MEC aconselha que os estudantes que estejam concluindo o Ensino Médio façam a prova. 

8. Existe prova online do Enem?
Não.

9. Devo fazer Enem para passar no vestibular?
Confira como a faculdade a que você vai se candidatar usa a nota do Enem (essa informação geralmente está nos manuais do candidato). Se a instituição substituiu completamente o vestibular pelo Enem (como as participantes do Sisu) você precisa fazer o exame obrigatoriamente para se candidatar. Se você quer concorrer a bolsas do ProUni, o Enem também é obrigatório.
Além disso, há instituições que permitem escolher entre fazer o processo seletivo tradicional ou o Enem para se candidatar a uma vaga. Há ainda instituições que trocam apenas a primeira fase pelo exame e há outras que usam a nota da prova como bônus na nota final do vestibular.

10. Faculdades privadas usam o Enem como processo seletivo?
Algumas faculdades privadas utilizam o Enem em seus processos seletivos. Para saber quais, acesse o site do GUIA

11. Quais faculdades aceitam o Enem como processo seletivo?
Para saber todas as faculdades que aceitam o Enem como processo seletivo, acesse o site do GUIA

12. Qual a relação entre o Enem e o ProUni?
Só pode se candidatar ao ProUni quem fez Enem. As bolsas do programa são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio e estudantes com melhores notas têm mais chances de conseguir a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição.
Mas não basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni. Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa: 1) ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; 2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral. Atenção: quem não satisfaz os critérios de renda e estudo em escola pública pode se candidatar ao ProUni se tiver deficiência ou for professor da rede pública de Ensino Básico - em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

13. Qual a relação do Enem com o Sisu?
Para se candidatar aos cursos que aderiram ao Sisu, o candidato precisa ter feito Enem. Para poder se inscrever em algum curso pelo Sisu, o candidato precisa, antes de mais nada, informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem. A seleção pelo Sistema de Seleção Unificada é feita com com base nas notas do Enem.

14. Terminei o Ensino Médio há mais de um ano. Ainda posso fazer o Enem?
Sim.

15. Faço 18 anos poucos dias após o término das inscrições. Posso fazer o Enem como documento de conclusão do Ensino Médio?
Sim. É preciso apenas que você complete os 18 anos antes do dia 3 de novembro de 2012, quando se iniciam as provas.

16. Não concluí o Ensino Fundamental. Posso fazer o Enem?
Sim, mas não poderá pedir o exame de conclusão do Ensino Médio ou pleitear uma vaga pelo Sisu. 

17. Já entrei na faculdade. Mesmo assim posso fazer o Enem?
Sim. O Enem é um exame voluntário e qualquer candidato pode participar, de qualquer idade, sexo ou escolaridade.

18. Curso o 1º ano ou o 2º ano do Ensino Médio. Posso fazer o Enem?
Sim.

19. Estudei em escola particular. Posso fazer o Enem?
Sim.

20. O que mudou nas redações do Enem?
Agora a redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 200 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a oitenta (80) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. A nota atribuída pelo terceiro corretor substitui a nota dos demais corretores. Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante.

21. Posso usar a nota do Enem para fazer um curso técnico?
Não. Ela vale apenas para cursos superiores ou para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

22. Posso fazer o Enem várias vezes?
Sim. Não existe um limite para a participação de uma pessoa no exame. Todo ano as inscrições para o Enem são abertas. Basta que você se inscreva e pague a taxa de inscrição para participar novamente da prova.

23. Posso fazer mais de uma faculdade pelo Enem?
O Enem, por si só, não dá acesso ao ensino superior. Ele é uma prova criada pelo Ministério da Educação (MEC) avaliar o conhecimento dos alunos que encerram o Ensino Médio. No entanto, o Enem permite que o estudante se inscreva:
- No Programa Universidade para Todos (ProUni) para concorrer a bolsas de estudo no ensino superior privado;
- No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual o aluno pode concorrer a vagas na maioria das universidades federais do Brasil;
- Em universidades públicas e privadas que aplicam seus próprios vestibulares, mas usam a prova do Enem como nota total ou parcial da seleção.
Se você já tem uma universidade em mente, entre em contato com a instituição para perguntar se o Enem é usado no vestibular. Para concorrer às vagas das federais pelo Sisu e às do ProUni, fique de olho no site do Guia do Estudante. 

24. Posso ingressar em um curso de outro Estado com a nota do Enem?
Sim. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni), é possível concorrer a vagas em outros Estados.

25. Como me inscrever em uma universidade que usa a nota do Enem em vez de vestibular próprio?
É preciso entrar em contato com a própria universidade para saber como funciona o processo seletivo da instituição. Cada universidade pode adotar meio diferentes de seleção. Acesse o site da universidade ou ligue para a central de atendimento aos alunos da faculdade.

26. Como me preparar para o Enem?
Conhecer bem a prova - através de simulados - manter-se atualizado - com a leitura de jornais, revistas e acompanhando noticiários - e treinar muita redação é a melhor forma de se preparar para o Enem.



Correção do Enem 2012 - provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas

Confira a correção do caderno amarelo do Enem 2012. Comentários da prova foram feitos pelo cursinho Oficina do Estudante


Primeiro dia

1 - C2 - B3 - B4 - E5 - C6 - A7 - E8 - A9 - A10 - A
11 - B12 - D13 - E14 - B15 - C16 - D17 - C18 - E19 - E20 - D / E*
21 - E22 - E23 - C24 - E25 - B26 - D27 - A / D*28 - C29 - C30 - E / D*
31 - A32 - A33 - D34 - A35 - B36 - E37 - A 38 - B39 - E40 - E
41 - E42 - D43 - A44 - C / E*45 - C46 - C47 - B48 - A49 - B50 - D
51 - D52 - A53 - E / C54 - E55 - E56 - D57 - A58 - B59 - A60 - E
61 - B62 - E63 - E64 - A65 - E66 - C67 - E68 - A69 - C70 - B
71 - D72 - D73 - A74 - B75 - E76 - B77 - E78 - B79 - B80 - A
81 - C82 - E83 - B84 - E85 - C86 - C87 - C88 - D89 - C90 - D
Questões com * estão com dulpa correção pela diferença nas respostas. Apresentamos a correção do cursinho Oficina do Estudante e do Anglo


Segundo dia


91 - D92 - B93 - B94 - A95 - D96 - A97 - A98 - A99 - E100 - B
101 - E102 - B103 - E104 - E105 - A106 - E / D*107 - A108 - E / D*109 - B / A*110 - A
111 - D / B*112 - D113 - C / D*114 - C115 - E116 - D117 - E118 - C119 - D120 - A
121 - B122 - E123 - A124 - C125 - D / B*126 - D127 - B128 - A129 - D130 - E
131 - D132 - A133 -A134 - D / C*135 - A136 - A137 - D138 - E139 - D140 - E
141 - A142 - B143 - E144 - E145 - E146 - C / D*147 - C148 - C149 - B150 - D
151 - E152 - D153 - A154 - C155 - B156 - D157 - C158 - A159 - B160 - A
161 - D162 - E163 - B164 - D165 - A166 - E167 - E168 - D169 - B170 - D
171 - D172 - E173 - C174 - D175 - B176 - C177 - B178 - E179 - D180 - B




Correção completa do segundo dia de prova - Linguagens e Códigos, Matemática e redação


Caderno Amarelo


Nenhum comentário: