domingo, 21 de abril de 2013

Agentes penitenciários ameaçam greve

A decisão do governador Camilo Capiberibe de dar reajuste de 7,13% ao funcionalismo público estadual revoltou a categoria dos agentes penitenciários que debaterá em Assembleia Geral que acontecerá no proximo dia 25, se paralisam em protesto contra o descaso e abandono do GEA.
De acordo com o Sinapen (Sindicato de Agentes e Educadores Penitenciários) muitas das reivindicações feitas pela categoria junto ao governo do Estado ainda não foram cumpridas. Algumas delas como o porte de arma integral, aumento salarial de 30% no salário base, atualização das progressões e pagamento do retroativo, e das outras 16 horas-extras (os servidores trabalham 32 horas-extras e recebem somente o equivalente a 16 horas) e regulamentação e pagamento do auxilio fardamento – Decreto de Lei nº 1.499 de 29/06/2010, continuam sem um posicionamento positivo por parte do executivo estadual.
O Sinapen reclama ainda de algumas obras realizadas dentro do presídio a mais de cinco anos que ainda não foram inauguradas, sem contar a questão de pagamentos das empresas construtoras, que por conta disso, deixaram de entregar no prazo estipulado pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ). O dinheiro, cerca de R$ 10 milhões, teria sido disponibilizado para as contas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp). O valor veio do Governo Federal para ampliação, construção e modernização do sistema penal amapaense.
A categoria denuncia ainda outras dificultas a exemplo da falta de água de qualidade para os detentos; deficiências nas dependências físicas das unidades; falta de materiais de proteção (colete balístico; falta de viaturas adequadas para o transporte de detentos; alojamentos sem condições de uso, banheiros e locais de serviço dos servidores em péssimas condições; falta de luz nos pavilhões e nas dependências do Iapen; Guaritas e estrutura física que põem em risco a vida dos servidores penitenciários; fossas a céu aberto e pavilhões super-lotados (celas com 40 presos).
O descaso com a falta de investimento e a humanização ao tratamento dos familiares dos internos é preocupante, pois a compra de um Raio -X pessoal resolveria as enormes filas nos dias de visitas e também ajudaria na fiscalização da segurança do Iapen.
De acordo com o sindicato, desde o inicio de 2011, o diálogo com o governo foi iniciado, sendo que até este momento, nenhuma reivindicação foi atendida pelo GEA.
Esta semana, a categoria deverá ser reunir para debater os assuntos referentes ao rejuste salarial, que segundo os agentes, se trata apenas da devolução do que foi retirado dos servidores.
A

Nenhum comentário: