domingo, 21 de abril de 2013

Sobre o acidente no Porto da Anglos.. Estaremos acompanhando até o resultado final!

Falta pouco para completar um mês do trágico acidente ocorrido no porto da mineradora Anglos Ferrous, no município de Santana. Desde então, secretarias de Estado, Assembleia Legislativa, prefeituras, vereadores e a população dos municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio participaram nos dias 17,18 e 19 deste mês, de audiências públicas para discutir as providências que serão adotadas após o desastre.

Durante as discussões, cada órgão e entidades envolvidas apresentaram à população todas as medidas que estão sendo tomadas pelo Estado e pela empresa desde o momento do acidente.
Durante o encontro, o diretor do Imap Maurício Souza, esclareceu à população todas as ações realizadas pelo órgão em relação ao acidente, e citou a notificação à empresa, o monitoramento da área, a formação de um grupo de trabalho de governo responsável pela elaboração do laudo técnico sobre as possíveis causas do acidente, a autuação da empresa por crime ambiental e a busca por alternativas para a não paralisação das atividades da Anglo no Estado, o que causaria desempregos e afetaria diretamente a economia do Amapá.
O Relações institucionais da mineradora Anglos Ferrous, Bruno Cei, destacou para a população todas as atividades que estão sendo realizadas na área do acidente, bem como o apoio dado aos familiares das vítimas, e os esforços do Governo para que haja continuidade dos trabalhos da empresa.
Durante a audiência diversos questionamentos foram apresentados pela população, destacando a cobertura dos vagões do trem durante o transporte do minério, que segundo os populares durante o percurso deixam cair fragmentos pela região, a manutenção do porto, o asfaltamento da estrada, a destinação que o Estado dará ao valor da multa recebida pela empresa, por meio do auto de Infração emitida pelo Imap, e principalmente quanto possíveis demissões na empresa.
Quanto à destinação do valor da multa o diretor do Imap disse que "há possibilidade do mesmo ser investido em melhorias para os municípios, mais que este valor ainda poderá ser contestado pela empresa e que não será pago de imediato ao estado".
Maurício informou ainda que nas próximas semanas encaminhará uma equipe técnica para averiguar a denúncia feita por populares sobre o derramamento de minério pela via férrea durante o transporte do produto na região.
O Diretor do Departamento de Recursos Minerais da Seicom, Márcio Pimentel, falou sobre o empenho do Governo e do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Mineração, José Reinaldo, em proporcionar melhorias no setor de exportação do Estado.
Resumo da matéria por Karla Marques/Secom

Nenhum comentário: