terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Governo dá as costas para ajuda de ONG à pacientes com câncer

Sem elevador para chegar ao 3º piso do hospital, doentes de câncer reclamam por não terem condições de subir escadas

Com o intuito de melhorar o atendimento das pessoas doentes de câncer que buscam ajuda no Hospital Alberto Lima, o Instituto do Câncer Joel Magalhães – Ijoma se propôs fazer a doação de um elevador para o hospital. A iniciativa surgiu após o Instituto arrecadar quase meio milhão de reais em campanha com objetivo de auxiliar o tratamento dos doentes.
A iniciativa da ONG - Ijoma atende uma das reivindicações dos doentes que buscam atendimento no Hospital Alberto Lima, um elevador para substituir o atual que está inoperante. Segundo as famílias dos pacientes, muitos deles fragilizados pela doença não possuem condições de subir as escadas que dão aceso ao terceiro piso, onde fica o Centro de Oncologia, local onde é feito o tratamento de câncer.

De acordo com o padre Paulo Roberto, coordenador do Ijoma que atende pessoas vítimas do câncer, o dinheiro arrecadado na campanha é para dar assistência aos doentes, pensando neles o Instituto se propôs a doar um elevador para o Hospital Alberto Lima. As Ongs possuem como uma de suas finalidades prestarem apoio aos hospitais e entidades que precisam de ajuda para melhor atender aos doentes vítimas de câncer. 
Segundo o coordenador do Ijoma o Instituto está legalmente documentado e apto para fechar convênio e prestar apoio às entidades que cuidam dos doentes de câncer. “Como acontece em todo o Brasil, quando um hospital que atende pessoas vitimadas pelo câncer precisa de ajuda, essas instituições como o Ijoma que auxiliam no tratamento dos doentes prestam apoio, realizam campanhas e arrecadam recursos financeiros para solucionar o problema e, é isso que o Instituto está fazendo, ajudando na dignidade do tratamento que não envolve só remédio, mas também o ambiente que precisa ser adequado para o atendimento”, destacou.
O coordenador do Ijoma explica que o único interesse do Instituto é garantir melhorias no atendimento dos doentes de câncer no hospital. “Em alguns casos no país existem instituições que precisam ampliar suas dimensões de atendimento e as Ongs que trabalham em benefício das vítimas de câncer se mobilizam e constroem até anexos em hospitais, no caso do Hospital Alberto Lima será apenas um elevador novo, agora se o Estado tiver condições de fazer o serviço melhor ainda, porque aí o recurso será aplicado em outras necessidades dos doentes”, finalizou.
Em resposta a declaração de ajuda do Ijoma ao Hospital Alberto Lima o secretário da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Edilson Pereira em entrevista via telefone se manifestou dizendo que não será necessário investimento financeiro do Instituto no hospital. “O conserto do elevador do Hospital Alberto Lima já está sendo providenciado. Não será necessário que o Ijoma faça doação para o reparo ou compra de um novo elevador, nós já estamos cuidando disso. Um engenheiro elétrico já fez o levantamento das peças que faltam ser trocadas e dentro de um mês ou até antes o problema já estará resolvido,” informou o secretário.
A Secretaria Estadual de Saúde assegurou que vai resolver o problema do elevador no hospital e ainda afirmou que não há necessidade de doação do Ijoma para isso.

Fonte: A gazeta

Nenhum comentário: