segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Oportunidade de graduação sanduíche no exterior: inscrições abertas

A Universidade do Estado do Amapá está com edital aberto para inscrição de acadêmicos interessados em adquirir bolsa de graduação sanduíche de até um ano para cursar parte da sua formação em instituições da Alemanha, Estados Unidos, Itália, Reino Unido e França. O prazo limite para inscrição no edital de Bolsas Sanduíche é 20 de fevereiro.

A graduação sanduíche no exterior pertence ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Podem concorrer à vaga na UEAP, ex-bolsistas e bolsistas de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-UEAP), que tenham integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para seu curso, além de apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, segundo critérios da instituição de ensino superior (IES) a qual pertença.
Na UEAP, o índice de rendimento acadêmico (IRA) é maior ou igual a 7,0, comprovado no histórico escolar. É necessário, também, ter sido aceito pela instituição de destino e apresentar proficiência (o mesmo que habilidade) no idioma requerido.
Como forma de incentivar o retorno dos investimentos do país de origem na formação desse bolsista, uma das exigências é que o acadêmico declare o compromisso de permanecer no Brasil por, no mínimo, o dobro de meses em relação àqueles contemplados na graduação sanduíche. Esta exigência poderá ser relativizada caso o aluno, durante este período de permanência, seja aprovado em programas de pós-graduação e, nesta condição, contemplado com bolsa no exterior.
Entre os benefícios garantidos pela graduação sanduíche, o acadêmico receberá bolsa trimestral no valor equivalente a U$870, auxílio instalação, passagem aérea de ida e volta, auxílio para despesas com taxas escolares, além de seguro saúde, no caso de países que não ofereçam assistência médica gratuita.
As áreas prioritárias para intercâmbio são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; fármacos; produção agrícola sustentável; energias renováveis; indústria criativa; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; biodiversidade e bioprospecção; ciências do mar; novas tecnologias de engenharia construtiva; formação de tecnólogos e outras.
Como contrapartida, a universidade compromete-se em oferecer o mesmo número de vagas para estudantes estrangeiros bolsistas da mesma modalidade do Programa Ciência sem Fronteiras. A UEAP oferece, atualmente, os seguintes cursos contemplados nas áreas do CsF: as Engenharias de Pesca, Florestal, Ambiental, Química e de Produção, mais Tecnologia em Design.
ASCOM-UEAP

Nenhum comentário: