terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Impressionante o que acontece neste Estado!




No Amapá é assim, a gente vê a história acontecer. E pode-se dizer que é a primeira vez que uma mobilização verdadeira da população reúne gente de vários credos, cores, ideologias e orientações em prol de uma causa, o combate ao câncer. Com a liderança do padre Paulo Roberto, presidente do Instituto Joel Magalhães de Combate ao Câncer – Ijoma, o povo deu às mãos e está erguendo uma Casa de Apoio no bairro Alvorada, em Macapá.


O último lance do movimento arrecadou R$ 500 mil em um dia só, na quadra da paróquia Jesus de Nazaré, localizada no bairro que tem o mesmo nome. Organizada pelo programa de rádio O Troco no Ar, com apoio amplo de toda a imprensa, sobretudo através de mobilização pelas redes sociais como o Twitter e o Faceboock, a campanha ganhou a tag #amapacontraocancer e milhares de seguidores.
Muito bem, a Casa de Apoio para pessoas carentes com câncer está com a armação erguida. O dinheiro que chegou vai, em parte, para as obras, mas a outra parte vai para amenizar a dor de quem sofre com a doença. Remédios que chegam a custar R$ 1.300, cateteres e agulhas serão comprados porque a rede pública oferece com precariedade e o número de doentes só cresce.
Enquanto isso, a comunidade continua a se mobilizar. Todos os dias chegam doações à obra, que nesse momento precisa de sete milheiros de tijolos, 30 carradas de areia e 1.000 sacas de cimento para concluir a estrutura; depois vem o acabamento. Parece muito, mas a casa será ampla e definitiva, com sede do Ijoma, apartamentos confortáveis para os doentes, auditório para treinamentos, biblioteca e área externa urbanizada.
As fotos mostram o estágio atual da construção. Diante dela, a placa emblemática: Obra construída pelo povo do Amapá, o que dá a quem lê a sensação impagável de pertencimento a algo verdadeiramente grandioso. Dá também uma vontade enorme de arregaçar as mangas e se integrar nessa que é uma luta coletiva.

A Casa de Apoio fica na av. Silas Salgado, bairro Alvorada, atrás da EMTU. Doações podem ser feitas na obra e através das contas do Ijoma: Banco do Brasil agência 4434-2, C/C 37515-2 e Caixa Econômica, agência 3101 OP: 003, Conta Corrente 00879-8.

Amapá Digital




Nenhum comentário: