sábado, 4 de fevereiro de 2012

Daqui alguns anos, talvez não existam mais árvores em Santana

Depois de tirar as árvores da frente da Vila Olímpica, agora também nos preparativos do carnaval de Santana, foi efetivado o corte de uma mangueira na Avenida Santana.

Veja o que diz a matéria na Gazeta...

O corredor da Folia no município santanense será no bairro Central da cidade começando na Rua Presidente Kennedy até a central do carnaval na Avenida Santana. Os preparativos do camarote e área vip já começaram. Só que os moradores não contavam que junto com os preparativos, a mangueira que fica no trecho onde está sendo construído o corredor sofreria com a ação. Com cerca de 5m de altura, a árvore foi cortada ao meio para ser acomodada embaixo de uma das estruturas que abrigará os brincantes do carnaval de Santana.
Para tentar evitar o corte, Adelson Souza, um dos moradores da Avenida Santana chegou a ligar para o Batalhão Ambiental. Mas foi informado pelos policiais que não tem problema de a mangueira ser cortada, já que a árvore não é nativa do município. Mas a opinião da população parece não valer para os organizadores da festa. Por se tratar de uma área pública, a responsabilidade de emitir autorização para o corte de árvores é de responsabilidade do município ou do Estado. Logo, a agressão à natureza está sendo feita com a permissão do poder público.
“Acho um absurdo cortar uma árvore por causa de uma programação de carnaval. Quem se beneficia com isso, são só os empresários”, diz o professor José do Socorro. A mesma opinião é da jornalista Iracilda Tavares: “É uma degradação à natureza. Além de ornamentar a cidade, as poucas árvores que tem servem de sombra para nos protegermos do sol”. O carpinteiro Luiz Isaque Ferreira também lamenta o que ele chama de desrespeito ao meio ambiente. “As árvores também tem vida assim como nós”.
A abertura do carnaval de Santana contará com a apresentação do grupo Araketu no dia 17 de fevereiro. A programação segue até 21 de fevereiro. E no dia 25 de fevereiro haverá a apresentação do grupo Parangolé.

Nenhum comentário: